Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO OPINAM OS PROFESSORES ACERCA DA PROVA DO ENEM? O CASO DA DISCIPLINA BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENEM, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59563
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4236
    "inscrito_id" => 10338
    "titulo" => "COMO OPINAM OS PROFESSORES ACERCA DA PROVA DO ENEM? O CASO DA DISCIPLINA BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ENEM É UMA AVALIAÇÃO NACIONAL COM OBJETIVO DE DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E VIA DE ACESSO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS A PARTIR DE 2009, DESSA MANEIRA INFLUENCIOU NO PROCESSO DE ENSINO, REFLETINDO EM MODIFICAÇÕES NAS AÇÕES DISCENTES E PRINCIPALMENTE NA PRÁTICA DOS DOCENTES DE BIOLOGIA. A REPERCUSSÃO NA BIOLOGIA, FOI A GRADUAL SUBSTITUIÇÃO DE UMA ANÁLISE AMBIENTAL PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E SOCIOAMBIENTAL. O PRESENTE ARTIGO PROCURA ANALISAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO ACERCA DAS QUESTÕES DESSA DISCIPLINA NAS PROVAS DO ENEM. COMPREENDENDO O ENEM COMO UM INSTRUMENTO AVALIATIVO DOS ESTUDANTES QUE FINALIZAM OU FINALIZARAM O ENSINO MÉDIO, INVESTIGOU-SE A ADEQUAÇÃO DO DESTE EXAME COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO, A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO EXIGIDO NO ENEM E O LECIONADO DURANTE O ENSINO MÉDIO, O GRAU DE DIFICULDADE DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA. A METODOLOGIA USADA FOI DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, NO QUE CONCERNE AS ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DOS DADOS, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FORMULADAS PREVIAMENTE A UM GRUPO DE PROFESSORES, POSSIBILITANDO A COLETA DAS RESPOSTAS, EM CONSONÂNCIA IRRESTRITA COM O REFERENCIAL TEÓRICO NORTEADOR. NOS RESULTADOS, SE DEMONSTRA A INADEQUAÇÃO DO ENEM COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, SOMENTE PARTE DOS CONTEÚDOS PREVISTOS NO EXAME, QUE APRESENTA DIFICULDADE MÉDIA, PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES APONTADAS PELOS DOCENTES FORAM A APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ÀS SITUAÇÕES-PROBLEMAS, INTERPRETAÇÃO DE FIGURAS, DIAGRAMAS, TABELAS, GRÁFICOS E  COMPREENDER OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENEM, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10338_26092019125043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOIZA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "HELOIZA SANTIAGO"
    "autor_email" => "heloizacristina55_@hotmai"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59563
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4236
    "inscrito_id" => 10338
    "titulo" => "COMO OPINAM OS PROFESSORES ACERCA DA PROVA DO ENEM? O CASO DA DISCIPLINA BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ENEM É UMA AVALIAÇÃO NACIONAL COM OBJETIVO DE DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E VIA DE ACESSO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS A PARTIR DE 2009, DESSA MANEIRA INFLUENCIOU NO PROCESSO DE ENSINO, REFLETINDO EM MODIFICAÇÕES NAS AÇÕES DISCENTES E PRINCIPALMENTE NA PRÁTICA DOS DOCENTES DE BIOLOGIA. A REPERCUSSÃO NA BIOLOGIA, FOI A GRADUAL SUBSTITUIÇÃO DE UMA ANÁLISE AMBIENTAL PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E SOCIOAMBIENTAL. O PRESENTE ARTIGO PROCURA ANALISAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO ACERCA DAS QUESTÕES DESSA DISCIPLINA NAS PROVAS DO ENEM. COMPREENDENDO O ENEM COMO UM INSTRUMENTO AVALIATIVO DOS ESTUDANTES QUE FINALIZAM OU FINALIZARAM O ENSINO MÉDIO, INVESTIGOU-SE A ADEQUAÇÃO DO DESTE EXAME COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO, A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO EXIGIDO NO ENEM E O LECIONADO DURANTE O ENSINO MÉDIO, O GRAU DE DIFICULDADE DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA. A METODOLOGIA USADA FOI DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, NO QUE CONCERNE AS ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DOS DADOS, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FORMULADAS PREVIAMENTE A UM GRUPO DE PROFESSORES, POSSIBILITANDO A COLETA DAS RESPOSTAS, EM CONSONÂNCIA IRRESTRITA COM O REFERENCIAL TEÓRICO NORTEADOR. NOS RESULTADOS, SE DEMONSTRA A INADEQUAÇÃO DO ENEM COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, SOMENTE PARTE DOS CONTEÚDOS PREVISTOS NO EXAME, QUE APRESENTA DIFICULDADE MÉDIA, PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES APONTADAS PELOS DOCENTES FORAM A APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ÀS SITUAÇÕES-PROBLEMAS, INTERPRETAÇÃO DE FIGURAS, DIAGRAMAS, TABELAS, GRÁFICOS E  COMPREENDER OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENEM, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10338_26092019125043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOIZA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "HELOIZA SANTIAGO"
    "autor_email" => "heloizacristina55_@hotmai"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENEM É UMA AVALIAÇÃO NACIONAL COM OBJETIVO DE DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E VIA DE ACESSO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS A PARTIR DE 2009, DESSA MANEIRA INFLUENCIOU NO PROCESSO DE ENSINO, REFLETINDO EM MODIFICAÇÕES NAS AÇÕES DISCENTES E PRINCIPALMENTE NA PRÁTICA DOS DOCENTES DE BIOLOGIA. A REPERCUSSÃO NA BIOLOGIA, FOI A GRADUAL SUBSTITUIÇÃO DE UMA ANÁLISE AMBIENTAL PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E SOCIOAMBIENTAL. O PRESENTE ARTIGO PROCURA ANALISAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO ACERCA DAS QUESTÕES DESSA DISCIPLINA NAS PROVAS DO ENEM. COMPREENDENDO O ENEM COMO UM INSTRUMENTO AVALIATIVO DOS ESTUDANTES QUE FINALIZAM OU FINALIZARAM O ENSINO MÉDIO, INVESTIGOU-SE A ADEQUAÇÃO DO DESTE EXAME COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO, A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO EXIGIDO NO ENEM E O LECIONADO DURANTE O ENSINO MÉDIO, O GRAU DE DIFICULDADE DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA. A METODOLOGIA USADA FOI DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, NO QUE CONCERNE AS ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DOS DADOS, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FORMULADAS PREVIAMENTE A UM GRUPO DE PROFESSORES, POSSIBILITANDO A COLETA DAS RESPOSTAS, EM CONSONÂNCIA IRRESTRITA COM O REFERENCIAL TEÓRICO NORTEADOR. NOS RESULTADOS, SE DEMONSTRA A INADEQUAÇÃO DO ENEM COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, SOMENTE PARTE DOS CONTEÚDOS PREVISTOS NO EXAME, QUE APRESENTA DIFICULDADE MÉDIA, PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES APONTADAS PELOS DOCENTES FORAM A APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ÀS SITUAÇÕES-PROBLEMAS, INTERPRETAÇÃO DE FIGURAS, DIAGRAMAS, TABELAS, GRÁFICOS E COMPREENDER OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.