Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A VISÃO HOLÍSTICA DA AÇÃO DOCENTE NO CURRÍCULO ESCOLAR

Palavra-chaves: CURRÍCULO ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DIANTE DOS ATUAIS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA PRINCIPALMENTE, NOS RUMOS DA CASTRAÇÃO DE LIBERDADE DA EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS, O PROFESSOR TEM O IMPORTANTE PAPEL DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ASSIM, PROMOVER AS MUDANÇAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA RESPONDENDO AS QUESTÕES PARTICULARES COM UM NÍVEL DE REALIDADE QUE NÃO DEVERIA SER QUANTIFICADO. ESTE ARTIGO PROPÕE-SE DISCUTIR O CURRÍCULO ESCOLAR E AS PRÁTICAS DOCENTES DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, QUE COLABORE COM A FORMAÇÃO DO EDUCANDO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E REFLEXIVA E QUE SE PERPETUE PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. ASSIM ESTES, PARTICIPARÃO DA TOMADA DE DECISÕES ÉTICAS, POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DO NOSSO PAÍS. OBSERVAMOS QUE O CURRÍCULO ESCOLAR TEM IMPORTANTE FUNÇÃO DE ABARCAR OS CONHECIMENTOS ADVINDOS DOS DIFERENTES SABERES ESCOLARES COM O PROPÓSITO DE TRAZER VIDA E IDENTIDADE PARA ESTA PRÁXIS TÃO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGE NESTE ENREDO, COMO PROPOSTA DE INTERLIGAR OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E QUE FLUA TODO O CONHECIMENTO POR ONDE ESTES PASSAREM. A EDUCAÇÃO FAZ MUITO MAIS SENTIDO QUANDO OS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO PARTICIPAM EM AÇÃO COLABORATIVA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, FAZENDO DAS PRÁTICAS DOCENTES E DOS APRENDIZADOS UMA FONTE DE NOVAS E VALOROSAS SIGNIFICAÇÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR.

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