Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO., FAMÍLIA., CRECHE. Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59116
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 938
    "inscrito_id" => 6880
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA."
    "resumo" => "PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO CAMPO DE PESQUISA UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO E O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE DESSEN, 2014; FORTUNATTI, 2009; PARO, 2000; PIAGET, 1964; REGO, 1995; VYGOTSKY, 1998. OS RESULTADOS DOS DADOS COLETADOS INDICAM QUE AS PROFESSORAS SABEM DA RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SINALIZA AINDA QUE A CRECHE PROMOVE PROJETOS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE ENVOLVER A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. MAS TAMBÉM APONTA A FRAGILIDADE DESSA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRECHE, HAJA VISTA, QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA AINDA É PARCIAL NO ACOMPANHAMENTO DAS QUESTÕES ESCOLARES DAS CRIANÇAS E QUE NEM SEMPRE OCORRE DE FORMA ESPONTÂNEA. DESSA FORMA, ENTENDE-SE QUE PARA REFLETIR SOBRE ESSES E MUITOS OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO E À APRENDIZAGEM DA CRIANÇA É IMPORTANTE A APROXIMAÇÃO DOS CONTEXTOS FAMÍLIA E CRECHE/PRÉ-ESCOLA. TENDO MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, CERTAMENTE A FAMÍLIA TERÁ MAIORES CONDIÇÕES DE INTERAGIR COM A CRECHE/PRÉ- ESCOLA NO OBJETIVO QUE É FUNDAMENTAL A AMBAS: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., FAMÍLIA., CRECHE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6880_05082019183407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA DE AVELAR RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA AVELAR"
    "autor_email" => "carolinaavelarr@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59116
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 938
    "inscrito_id" => 6880
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA."
    "resumo" => "PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO CAMPO DE PESQUISA UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO E O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE DESSEN, 2014; FORTUNATTI, 2009; PARO, 2000; PIAGET, 1964; REGO, 1995; VYGOTSKY, 1998. OS RESULTADOS DOS DADOS COLETADOS INDICAM QUE AS PROFESSORAS SABEM DA RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SINALIZA AINDA QUE A CRECHE PROMOVE PROJETOS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE ENVOLVER A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. MAS TAMBÉM APONTA A FRAGILIDADE DESSA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRECHE, HAJA VISTA, QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA AINDA É PARCIAL NO ACOMPANHAMENTO DAS QUESTÕES ESCOLARES DAS CRIANÇAS E QUE NEM SEMPRE OCORRE DE FORMA ESPONTÂNEA. DESSA FORMA, ENTENDE-SE QUE PARA REFLETIR SOBRE ESSES E MUITOS OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO E À APRENDIZAGEM DA CRIANÇA É IMPORTANTE A APROXIMAÇÃO DOS CONTEXTOS FAMÍLIA E CRECHE/PRÉ-ESCOLA. TENDO MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, CERTAMENTE A FAMÍLIA TERÁ MAIORES CONDIÇÕES DE INTERAGIR COM A CRECHE/PRÉ- ESCOLA NO OBJETIVO QUE É FUNDAMENTAL A AMBAS: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., FAMÍLIA., CRECHE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6880_05082019183407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA DE AVELAR RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA AVELAR"
    "autor_email" => "carolinaavelarr@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PARA DESENVOLVER O PRESENTE ESTUDO FOI ESTABELECIDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO CAMPO DE PESQUISA UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO E O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE DESSEN, 2014; FORTUNATTI, 2009; PARO, 2000; PIAGET, 1964; REGO, 1995; VYGOTSKY, 1998. OS RESULTADOS DOS DADOS COLETADOS INDICAM QUE AS PROFESSORAS SABEM DA RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SINALIZA AINDA QUE A CRECHE PROMOVE PROJETOS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE ENVOLVER A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. MAS TAMBÉM APONTA A FRAGILIDADE DESSA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRECHE, HAJA VISTA, QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA AINDA É PARCIAL NO ACOMPANHAMENTO DAS QUESTÕES ESCOLARES DAS CRIANÇAS E QUE NEM SEMPRE OCORRE DE FORMA ESPONTÂNEA. DESSA FORMA, ENTENDE-SE QUE PARA REFLETIR SOBRE ESSES E MUITOS OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO E À APRENDIZAGEM DA CRIANÇA É IMPORTANTE A APROXIMAÇÃO DOS CONTEXTOS FAMÍLIA E CRECHE/PRÉ-ESCOLA. TENDO MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, CERTAMENTE A FAMÍLIA TERÁ MAIORES CONDIÇÕES DE INTERAGIR COM A CRECHE/PRÉ- ESCOLA NO OBJETIVO QUE É FUNDAMENTAL A AMBAS: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.