ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E CONTRIBUIR PARA A INTRODUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, COMO OS JOGOS EDUCATIVOS, PARA INSTIGAR O INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS. A DISCUSSÃO BASEOU-SE ATRAVÉS DO RELATO DE EXPERIÊNCIA E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS DE TEÓRICOS IMPRESCINDÍVEIS PARA A TEMÁTICA PROPOSTA COMO LORENZATO (2008), PAIS (2006) E SMOLE (2007) CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ASSUNTO. A ANÁLISE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU QUE OS DOCENTES DEVEM ATRAVÉS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ELABORAREM MATERIAIS PARA FACILITAR RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, QUE TAMBÉM PRECISAM SER REPASSADOS PARA OS ALUNOS, FAZENDO COM QUE OS MESMOS BUSQUEM RESPECTIVAS RESPOSTAS PARA ASSIM CRIAREM SIGNIFICADO AO SEU APRENDIZADO INTRODUZINDO A LINGUAGEM MATEMÁTICA QUE FUTURAMENTE É INCORPORADO AOS CONCEITOS MATEMÁTICO PRESENTES NOS ANOS SEGUINTES. PORTANTO O ENSINO DE MATEMÁTICA TORNA-SE DE GRANDE RELEVÂNCIA EM SALA QUANDO O DOCENTE ENCONTRA METODOLOGIAS ADEQUADAS A FIM DE VIABILIZAR TODA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA, INTRODUZINDO OS JOGOS EDUCATIVOS QUE AJUDAM NÃO SÓ NA PERSPECTIVA DA LUDICIDADE, MAS TAMBÉM ESTIMULAM E INCREMENTAM O CONHECIMENTO DO MESMO TORNANDO ASSIM O ESTUDO MAIS ESTIMULANTE E PRAZEROSO, INDEPENDENTEMENTE DO ANO ESCOLAR.