O ENSINO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS É, ATUALMENTE, MUITO MAIS RELEVANTE PORQUE É NESSA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE OS ALUNOS DESENVOLVEM CRITICIDADE E COMPORTAMENTOS VOLTADOS À PROTEÇÃO AMBIENTAL. TRADICIONALMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE ECOLOGIA TÊM SIDO ABORDADO DE FORMA CONVENCIONAL, QUASE EXCLUSIVAMENTE COM MÉTODOS TRADICIONAIS, COMO QUADRO E LIVRO DIDÁTICO, OS QUAIS, SÃO INSUFICIENTES PARA ESSES OBJETIVOS. ASSIM, É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR BUSQUE INOVAÇÕES E DIVERSIFIQUE SUAS METODOLOGIAS. ESSE ESTUDO OBJETIVOU APLICAR UM JOGO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO DE ECOLOGIA (CADEIAS TRÓFICAS) EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 6º/7º DO ENSINO FUNDAMENTAL U.E. MONSENHOR LINDOLFO UCHÔA, EM FLORIANO-PI. A ATIVIDADE TEVE QUATRO ETAPAS: PRÉ-QUESTIONÁRIO, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, JOGO E PÓS-QUESTIONÁRIO. NA 1ª. ETAPA 100% DOS ALUNOS NÃO CONHECIAM DEFINIÇÃO DE CADEIAS TRÓFICAS, PORÉM 62,5% COMPREEDIAM SOBRE OS PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES. ENTRETANDO, NENHUM ALUNO RESPONDEU SE EXISTIAM OUTROS DECOMPOSITORES ALÉM DE FUNGOS E BACTÉRIAS. NO PÓS-QUESTIONÁRIO OBSERVAMOS QUE 71,4% DOS ALUNOS RESPONDERAM ADEQUADAMENTE SOBRE CADEIAS TRÓFICAS, 100% RECONHECERAM OS SERES PRODUTORES, 57,1 % RESPONDERAM SOBRE OS CONSUMIDORES E 71,4% QUANTO AOS DECOMPOSITORES, ALÉM DE DESCREVEREM CORRETAMENTE AS EXISTÊNCIA DE OUTROS DECOMPOSITORES. ALÉM DISSO, 57% DOS ALUNOS RESPONDERAM ADEQUADAMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL DA DECOMPOSIÇÃO. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DO JOGO EVIDENCIOU QUE ATIVIDADES LÚDICAS COMO JOGOS EDUCATIVOS TÊM POTENCIAL PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS COMPLEXOS COMO AS CADEIAS TRÓFICAS, COLABORANDO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SENDO ACESSIVEIS AO PROFESSOR E DE FÁCIL APLICAÇÃO.