O MENTORING PODE SER UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL, ENTRE O BIBLIOTECÁRIO E O PROFESSOR PARA CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DO TRABALHO REALIZADO NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES. O OBJETIVO DESTE ESTUDO CONSISTE EM DESENVOLVER NOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO UM CONHECIMENTO VOLTADO PARA A ATUAÇÃO NAS BIBLIOTECAS E PRINCIPALMENTE PROPOR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA SEREM DESENVOLVIDAS NESSE AMBIENTE EDUCACIONAL. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS FORAM: RELATO DE EXPERIÊNCIA E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI REALIZADA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. OS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO FORAM ALGUNS PROFESSORES QUE TRABALHAM NAS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE NO INTERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR ALGUMAS DIFICULDADES EM REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES BÁSICAS, COMO CORTAR O PAPEL DENTRO DOS LIMITES GEOMÉTRICOS E PINTAR DENTRO DAS MARGENS. O TRABALHO EM EQUIPE FOI RELEVANTE NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS AO SE DISPONIBILIZAREM EM AJUDAR QUEM APRESENTAVA DIFICULDADES. PORTANTO, O MENTORING SURGE COMO UMA PROPOSTA QUE FAVORECE O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS, COLABORANDO COM A APRENDIZAGEM DE UM INDIVÍDUO A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE.