ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DESENVOLVIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA EM DUAS TURMAS DO INFANTIL IV DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA. TAL PESQUISA CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PROMOVIDA NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2019, DURANTE AS AÇÕES DO PIBID NA ESCOLA. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO PARA O ESTUDO, APOIOU-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE SOARES (2017), FERREIRO (1999), TEBEROSKY (1999), MELLO (2010), ALÉM DA LEGISLAÇÃO VIGENTE COMO A LDB, DCENEI, BNCC, ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE, AS CRIANÇAS, QUANDO VIVENCIAM PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS E LÚDICAS DE LEITURA E DE ESCRITA JÁ NA EDUCAÇÃO INFANTIL, APRESENTAM MAIOR INTERESSE POR ESSES EVENTOS DE LETRAMENTO, TENDO EM VISTA QUE ESTÃO INSERINDO-SE CULTURALMENTE NO MUNDO LETRADO. ALÉM DISSO, PRÁTICAS DE QUALIDADE PEDAGÓGICA AUMENTAM O POTENCIAL LEITOR DA CRIANÇA E, POR CONSEGUINTE, CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. REFERIDO ESTUDO APONTA AINDA, QUE É NECESSÁRIO UM MAIOR INVESTIMENTO NO PLANEJAMENTO DESSAS PRÁTICAS AFIM DE PROPORCIONAR MELHORES OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ÀS CRIANÇAS.