Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA INTERDISCIPLINARIDADE SOBRE O CONTEXTO DAEDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: TEMAS TRANSVERSAIS, PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS, ESTÁGIO, ENSINO MÉDIO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS TEMAS TRANSVERSAIS FORAM INSERIDOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ANO DE 1996, NÃO COMO ÁREAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É MUITO IMPORTANTE ATENTAR-SE PARA AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS E, TRABALHÁ-LA NO ENSINO BÁSICO, COM O INTUITO DE FORMAR PESSOAS SENSIBILIZADAS PARA ESSA TEMÁTICA. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB O CENÁRIO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE – CEARÁ. OS SUJEITOS PESQUISADOS FORAM ESTUDANTES MATRICULADOS NA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UM FORMULÁRIO FOI APLICADO NUM PERÍODO DE JANEIRO A MAIO DE 2019, DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ONDE 66 ALUNOS COLABORARAM COM ESTA PESQUISA NO CAMPO DE ESTÁGIO. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO TEVE INTERESSE PELOS ASSUNTOS DO MEIO AMBIENTE E UMA PEQUENA PARCELA SE MOSTROU MUITO INTERESSADO. COM RELAÇÃO A ABORDAGEM DA TEMÁTICA EM SALA DE AULA, A CONTAGEM MOSTROU UMA SOMA INSATISFATÓRIA EM RELAÇÃO AOS ASSUNTOS ABORDADOS, MOSTRANDO QUE 39 ALUNOS AFIRMARAM QUE OS ASSUNTOS SÃO TRATADOS COM ALGUMA FREQUÊNCIA E 23 RELATARAM QUE SÃO ABORDADOS RARAMENTE. CONCLUI-SE QUE, A ESCOLA NÃO APRESENTA HÁBITOS DE INCENTIVAR OS ALUNOS A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, E QUE A MESMA NÃO É ABORDADA COMO UM TEMA TRANSVERSAL E MULTIDISCIPLINAR.

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