OS TEMAS TRANSVERSAIS FORAM INSERIDOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NO ENSINO
FUNDAMENTAL, NO ANO DE 1996, NÃO COMO ÁREAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É MUITO IMPORTANTE
ATENTAR-SE PARA AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS E, TRABALHÁ-LA NO ENSINO BÁSICO, COM O INTUITO DE FORMAR
PESSOAS SENSIBILIZADAS PARA ESSA TEMÁTICA. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR A INTERDISCIPLINARIDADE DA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB O CENÁRIO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE
DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE – CEARÁ. OS
SUJEITOS PESQUISADOS FORAM ESTUDANTES MATRICULADOS NA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UM FORMULÁRIO FOI
APLICADO NUM PERÍODO DE JANEIRO A MAIO DE 2019, DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ONDE 66 ALUNOS
COLABORARAM COM ESTA PESQUISA NO CAMPO DE ESTÁGIO. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS
NÃO TEVE INTERESSE PELOS ASSUNTOS DO MEIO AMBIENTE E UMA PEQUENA PARCELA SE MOSTROU MUITO
INTERESSADO. COM RELAÇÃO A ABORDAGEM DA TEMÁTICA EM SALA DE AULA, A CONTAGEM MOSTROU UMA SOMA
INSATISFATÓRIA EM RELAÇÃO AOS ASSUNTOS ABORDADOS, MOSTRANDO QUE 39 ALUNOS AFIRMARAM QUE OS ASSUNTOS
SÃO TRATADOS COM ALGUMA FREQUÊNCIA E 23 RELATARAM QUE SÃO ABORDADOS RARAMENTE. CONCLUI-SE QUE, A
ESCOLA NÃO APRESENTA HÁBITOS DE INCENTIVAR OS ALUNOS A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, E QUE A MESMA
NÃO É ABORDADA COMO UM TEMA TRANSVERSAL E MULTIDISCIPLINAR.