FIGUEIRÔA, Juliane Da Silva. O lugar da crônica nas aulas de língua portuguesa. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61486>. Acesso em: 22/12/2024 23:04
O PRESENTE TRABALHO, TRATA-SE DE UM PROJETO DIDÁTICO QUE É FRUTO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA, DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO- UPE, CAMPUS MATA NORTE. TODO O PROJETO SERÁ EFETIVADO NA ESCOLA ESTADUAL, CONCEDENTE DO REFERIDO PROGRAMA, QUE É LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA- PE. O PROJETO SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE LEITURA E ESCRITA NAS TURMAS DE NONO ANO (CICLO FINAL). COMO APONTA LERNER (2001) E KLEIMAN (2013), UM DOS GRANDES DESAFIOS DA ESCOLA É FORMAR DISCENTES LEITORES, JÁ QUE GRANDE PARTE DOS MESMOS VEEM A LEITURA COMO ALGO DISSOCIADO DE SUA REALIDADE. DESSA FORMA, SURGE A NECESSIDADE DE TRABALHAR GÊNEROS TEXTUAIS QUE POSSAM O APROXIMAR A REALIDADE DOS EDUCANDOS. SENDO ASSIM, FOI ESCOLHIDO O GÊNERO CRÔNICA, JUSTAMENTE POR SER UM GÊNERO TEXTUAL INSPIRADO EM FATOS DO COTIDIANO. OS OBJETIVOS SÃO QUE OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER A DIFERENÇA ENTRE TIPO E GÊNERO TEXTUAL; QUE COMPREENDAM TAMBÉM AS PECULIARIDADES DO GÊNERO CRÔNICA; QUE LEIAM A CRÔNICA ESCOLHIDA PARA EFETIVAÇÃO DO PROJETO, DE MODO QUE POSSAM FAZER SUAS INTERPRETAÇÕES, E QUE POSTERIORMENTE, PRODUZAM UM CRÔNICA. ESSA PRODUÇÃO DEVE PASSAR PELOS DEVIDOS PROCESSOS DE ESCRITA E REESCRITA. ESPERA-SE, QUE O PROJETO POSSA FOMENTAR A LEITURA E A ESCRITA NESSAS TURMAS DE NONO ANO E QUE POSSA SERVIR TAMBÉM DE ANCORO PARA OUTROS PROFESSORES/PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POSSAM MELHORAR O DESEMPENHO ESCRITO E INTERPRETATIVO NAS SUAS RESPECTIVAS SALAS DE AULA.