ACERVOS, FONTES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: A RELEVÂNCIA DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS PARA A PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO (1911-1927)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58925 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2734 "inscrito_id" => 1677 "titulo" => "ACERVOS, FONTES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: A RELEVÂNCIA DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS PARA A PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO (1911-1927)" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A RELEVÂNCIA DAS FONTES DOCUMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS QUE INTEGRAM O IDEÁRIO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NA CIDADE DE ASSÚ, NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, A FIM DE COMPREENDER QUESTÕES REFERENTES À ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO CRIADAS NO MUNICÍPIO. TRATA-SE DE UM ESTUDO FINAL VINCULADO AO NÚCLEO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO/NUPED, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA/PIBIC. NESSE PERÍODO MUITAS DAS AÇÕES POLÍTICAS OBJETIVAM REALIZAR TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DE MODERNIDADE, CIVILIDADE E PATRIOTISMO. O RECORTE HISTÓRICO DESTA PESQUISA É JUSTIFICADO POR SE CONFIGURAR COMO UM PERÍODO RELEVANTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ASSÚ, POIS DEMARCA A CRIAÇÃO DE DOIS IMPORTANTES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA CIDADE: O GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA (1911) E O EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (1927). NESSA ANALISE DEBRUÇAMOS COM UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, POR MEIO DE FONTES DOCUMENTAIS QUE NOS AUXILIAM NA INVESTIGAÇÃO E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS INSTITUIÇÕES REFERIDAS LOCALIZAMOS AS FONTES QUE SUBSIDIAM A CONSTRUÇÃO DESTE ESTUDO, ANALISANDO-AS EM DIÁLOGO COM AS IDEIAS DE SAVIANI (2004), CERTEAU (2006), MOGARRO (2005) E LOPES E GALVÃO (2001), ACERCA DAS CONSIDERAÇÕES SOBRE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EDUCATIVA, DESSAS PRÁTICAS E DA ATUAÇÃO NO CENÁRIO ATUAL, DENTRE ELAS, OS ESPAÇOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES ESCOLARES, ACERVOS DOCUMENTAIS, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID1677_27082019135653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "MICAELE CAVALCANTE" "autor_email" => "micaelecb17@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58925 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2734 "inscrito_id" => 1677 "titulo" => "ACERVOS, FONTES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: A RELEVÂNCIA DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS PARA A PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO (1911-1927)" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A RELEVÂNCIA DAS FONTES DOCUMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS QUE INTEGRAM O IDEÁRIO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NA CIDADE DE ASSÚ, NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, A FIM DE COMPREENDER QUESTÕES REFERENTES À ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO CRIADAS NO MUNICÍPIO. TRATA-SE DE UM ESTUDO FINAL VINCULADO AO NÚCLEO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO/NUPED, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA/PIBIC. NESSE PERÍODO MUITAS DAS AÇÕES POLÍTICAS OBJETIVAM REALIZAR TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DE MODERNIDADE, CIVILIDADE E PATRIOTISMO. O RECORTE HISTÓRICO DESTA PESQUISA É JUSTIFICADO POR SE CONFIGURAR COMO UM PERÍODO RELEVANTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ASSÚ, POIS DEMARCA A CRIAÇÃO DE DOIS IMPORTANTES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA CIDADE: O GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA (1911) E O EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (1927). NESSA ANALISE DEBRUÇAMOS COM UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, POR MEIO DE FONTES DOCUMENTAIS QUE NOS AUXILIAM NA INVESTIGAÇÃO E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS INSTITUIÇÕES REFERIDAS LOCALIZAMOS AS FONTES QUE SUBSIDIAM A CONSTRUÇÃO DESTE ESTUDO, ANALISANDO-AS EM DIÁLOGO COM AS IDEIAS DE SAVIANI (2004), CERTEAU (2006), MOGARRO (2005) E LOPES E GALVÃO (2001), ACERCA DAS CONSIDERAÇÕES SOBRE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EDUCATIVA, DESSAS PRÁTICAS E DA ATUAÇÃO NO CENÁRIO ATUAL, DENTRE ELAS, OS ESPAÇOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES ESCOLARES, ACERVOS DOCUMENTAIS, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID1677_27082019135653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "MICAELE CAVALCANTE" "autor_email" => "micaelecb17@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }