Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 223
A IMPORTÂNCIA DAS STARTUPS NO ENSINO DA LIBRAS PARA SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS DE ENSINO, LIBRAS, ALFABETIZAÇÃO, ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

HAND TALK, APLICATIVO QUE UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TRADUZIR TEXTOS E VÍDEOS NA INTERNET EM L.P. PARA LIBRAS, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA USADA POR ALUNOS. COMO ATP ACOMPANHO O USO DESTE APP ENTRE PROFESSORES, INTERLOCUTORES, ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA BAIXADA SANTISTA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO E DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO TEM O PROPÓSITO DE MOSTRAR UMA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS QUE ESTÃO EM FASE DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA PORTUGUESA. UMA DAS ESTRATÉGIAS SÃO OS APLICATIVOS DE TRADUÇÃO EM LIBRAS, QUE AUXILIAM A PERCEPÇÃO DO SIGNIFICADO E SIGNIFICANTE EM LÍNGUA PORTUGUESA, ALÉM DA COMPREENSÃO DAS PALAVRAS E SINAIS EM LIBRAS. CERCA DE 80% DOS SURDOS TEM DIFICULDADE EM LER E ESCREVER A LÍNGUA ESCRITA DE SEU PAÍS, POIS A EXPERIÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DESSAS PESSOAS É EXTREMAMENTE VISUAL, DESSA FORMA A MAIORIA DAS PESSOAS SURDAS DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DA LÍNGUA DE SINAIS PARA SE COMUNICAR E OBTER ACESSO A INFORMAÇÃO. UMA DAS TÉCNICAS DE ENSINO PARA USO DOS ALUNOS SURDOS É O APLICATIVO HAND TALK, STARTUP QUE UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TRADUZIR TEXTOS E VÍDEOS NA INTERNET EM PORTUGUÊS PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) O LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS É REALIZADO COM OBSERVAÇÕES DOS PROFESSORES DE SALA DE AULA E INTERLOCUTORES DESTES ALUNOS DURANTE O ANO LETIVO, VISTO QUE CHEGAM AO ENSINO FUNDAMENTAL, DO 6º AO 9º ANO, COM ENSINO RESTRITO DA LIBRAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.