O PRESENTE ARTIGO TRATA DOS RESULTADOS DO PROJETO INTITULADO “A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLAS COM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL” CONCEDIDO PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E APRESENTA AS ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDAS NESTE PROJETO. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS BÁSICOS DE INFRAESTRUTURA PARA INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, FICA ESTABELECIDO ÀS ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E USO DOS ESPAÇOS DESTINADOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL INFANTIL, ENFATIZANDO TAMBÉM A RESPONSABILIDADE DE TODOS EM SUA CONCEPÇÃO, IDEALIZAÇÃO E ATUAÇÃO, TORNANDO-O UM MARCO POLÍTICO E HISTÓRICO DE RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DESTINADO AO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS. DESSE MODO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DOS ORDENAMENTOS LEGAIS E DAS OBRAS LITERÁRIAS A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E MOSTRAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS FEITAS COM OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, A FIM DE ANALISAR SOBRE A RELEVÂNCIA DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENFATIZAR OS CRITÉRIOS ADOTADOS NESTES ESPAÇOS, DEMONSTRAR A VISÃO DOS NOSSOS REPRESENTANTES POLÍTICOS E APREENDER A REALIDADE DE CRECHES E ESCOLAS COM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA – AL. PARA A EXECUÇÃO DESSE TRABALHO FORAM EMPREGADOS QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUALITATIVAS - EMBASADAS EM AUTORES COMO: BRASIL (2006) E HORN (2004) - PARA QUE FOSSE POSSÍVEL MELHOR FUNDAMENTAR E ARGUMENTAR A RESPEITO DO TEMA.