O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É FAZER UMA ANÁLISE DE COMO AS AÇÕES DE EXTENSÃO DESENVOLVIDAS NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) PODEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO AUTÔNOMO E PARTICIPATIVO, VOLTADO AO CONHECIMENTO E ÀS POSSIBILIDADES DE MELHORIA DAS DEMANDAS PROPOSTAS PELA SOCIEDADE. A CHAMADA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA QUE TEM SUA LÓGICA DERIVADA POR UM CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E ECONÔMICO MARCADO PELAS CRISES FINANCEIRAS CRIOU NOVAS NECESSIDADES PARA O TRABALHADOR E CONSEQUENTEMENTE PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. NESSE SENTIDO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E DIÁRIO DE CAMPO, A FIM DE REGISTRAR AS ATIVIDADES DA OBSERVAÇÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA TRÊS GRANDES REFLEXÕES; A) COMO INSTITUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA O IFAL PROPÕE A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL POLITÉCNICO, CRÍTICO, CONHECEDOR DAS DINÂMICAS DO MUNDO PRODUTIVO, ENGAJADO COM A SOCIEDADE E CONSCIENTE DE SEU PAPEL NA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE; B) FORNECENDO UMA EDUCAÇÃO BASEADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, A INSTITUIÇÃO PROPICIA O ACESSO DO ESTUDANTE AOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO, SEUS FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS E À CULTURA E, POR FIM, POSSIBILITA SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE DE FORMA QUE ESTE SEJA CAPAZ DE APRENDER A PARTIR DOS CONHECIMENTOS EMPÍRICOS DESTA REVITALIZANDO O ENSINO E A PESQUISA NO INSTITUTO, ENTENDER SUAS NECESSIDADES E ATUAR EM CONJUNTO NO SENTIDO DE AMENIZA-LAS.