A RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES E APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58766 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1827 "inscrito_id" => 8757 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES E APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI" "resumo" => "INTRODUÇÃO: AS EMOÇÕES SÃO ASPECTOS FUNDAMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO E NA APRENDIZAGEM, O QUE NOS LEVOU À CONFLUÊNCIAS DESSAS DUAS ÁREAS COMO PESQUISA, AS EMOÇÕES E A APRENDIZAGEM. OBJETIVO: PARTINDO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM, SUBSIDIADAS PELAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES. METODOLOGIA: O PRESENTE TRABALHO É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, O PROCEDIMENTO UTILIZADO FOI REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E TEÓRICA DA LITERATURA RELATIVA AO TEMA, O QUE POSSIBILITOU O ENTENDIMENTO DESSA TEMÁTICA COM OS INTERLOCUTORES DE VIGOTSKI, PARA ISSO AS BUSCAS FORAM FEITAS EM ARTIGOS PUBLICADOS NAS BASES DE DADOS PERIÓDICOS CAPES, BDTD, SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E NA LITERATURA PUBLICADA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ESTUDO DAS EMOÇÕES TORNA-SE POSSÍVEL SE CONSIDERARMOS A HISTÓRIA DO SUJEITO E DA SOCIEDADE, O PAPEL DOS EDUCADORES (DESDE PAIS A PROFESSORES), COMO OS PRINCIPAIS MEDIADORES NA TRAJETÓRIA DA CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A PREPARA NO SENTIDO DE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO POSITIVA COM O APRENDER, ISSO ACONTECE NA INTERAÇÃO, NA DIMENSÃO SOCIAL E NUM AMBIENTE EMOCIONALMENTE ESTÁVEL. AO PRECONIZAR UM AMBIENTE AFETUOSO E EMOCIONALMENTE ESTÁVEL, A FAMÍLIA E OS EDUCADORES PROPORCIONAM À CRIANÇA CONDIÇÕES IDEAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS E CONSEQUENTEMENTE, DA APRENDIZAGEM. TRATAR A QUESTÃO DAS EMOÇÕES NA OBRA DE VIGOTSKI É UM DESAFIO, PELA ABRANGÊNCIA DO TEMA, PELA INTERLOCUÇÃO COM AUTORES E PELO CARÁTER INACABADO DE ALGUMAS OBRAS. A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, E A NOÇÃO QUE APRESENTA SOBRE AS EMOÇÕES HUMANAS É UMA PROVOCAÇÃO, UM CONVITE AO DEBATE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EMOÇÕES, DESENVOLVIMENTO, FUNÇÕES PSICOLÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID8757_15082019010547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTA QUINTANILHA" "autor_nome_curto" => "AUGUSTA" "autor_email" => "augustapsic@gmail.com" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58766 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1827 "inscrito_id" => 8757 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES E APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI" "resumo" => "INTRODUÇÃO: AS EMOÇÕES SÃO ASPECTOS FUNDAMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO E NA APRENDIZAGEM, O QUE NOS LEVOU À CONFLUÊNCIAS DESSAS DUAS ÁREAS COMO PESQUISA, AS EMOÇÕES E A APRENDIZAGEM. OBJETIVO: PARTINDO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM, SUBSIDIADAS PELAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES. METODOLOGIA: O PRESENTE TRABALHO É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, O PROCEDIMENTO UTILIZADO FOI REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E TEÓRICA DA LITERATURA RELATIVA AO TEMA, O QUE POSSIBILITOU O ENTENDIMENTO DESSA TEMÁTICA COM OS INTERLOCUTORES DE VIGOTSKI, PARA ISSO AS BUSCAS FORAM FEITAS EM ARTIGOS PUBLICADOS NAS BASES DE DADOS PERIÓDICOS CAPES, BDTD, SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E NA LITERATURA PUBLICADA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ESTUDO DAS EMOÇÕES TORNA-SE POSSÍVEL SE CONSIDERARMOS A HISTÓRIA DO SUJEITO E DA SOCIEDADE, O PAPEL DOS EDUCADORES (DESDE PAIS A PROFESSORES), COMO OS PRINCIPAIS MEDIADORES NA TRAJETÓRIA DA CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A PREPARA NO SENTIDO DE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO POSITIVA COM O APRENDER, ISSO ACONTECE NA INTERAÇÃO, NA DIMENSÃO SOCIAL E NUM AMBIENTE EMOCIONALMENTE ESTÁVEL. AO PRECONIZAR UM AMBIENTE AFETUOSO E EMOCIONALMENTE ESTÁVEL, A FAMÍLIA E OS EDUCADORES PROPORCIONAM À CRIANÇA CONDIÇÕES IDEAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS E CONSEQUENTEMENTE, DA APRENDIZAGEM. TRATAR A QUESTÃO DAS EMOÇÕES NA OBRA DE VIGOTSKI É UM DESAFIO, PELA ABRANGÊNCIA DO TEMA, PELA INTERLOCUÇÃO COM AUTORES E PELO CARÁTER INACABADO DE ALGUMAS OBRAS. A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, E A NOÇÃO QUE APRESENTA SOBRE AS EMOÇÕES HUMANAS É UMA PROVOCAÇÃO, UM CONVITE AO DEBATE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EMOÇÕES, DESENVOLVIMENTO, FUNÇÕES PSICOLÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID8757_15082019010547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTA QUINTANILHA" "autor_nome_curto" => "AUGUSTA" "autor_email" => "augustapsic@gmail.com" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }