EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIATIVIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE FAYGA OSTROWER
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60088 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3564 "inscrito_id" => 3398 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIATIVIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE FAYGA OSTROWER" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR A CRIATIVIDADE E OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO, NO ESPAÇO ESCOLAR. O ESTUDO PARTIU DA EXPLORAÇÃO, LEITURA E FICHAMENTO DE CITAÇÃO, DO LIVRO CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO, DA AUTORA FAYGA OSTROWER, RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO PELA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE, DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA. PARA AMPLIAÇÃO DO ESTUDO, UTILIZOU-SE CONSULTA E COLETA DE INFORMAÇÕES EM PUBLICAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE EM DIFERENTES AUTORES, SELECIONADOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES DAS DISCIPLINAS DO MESTRADO EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FILTRANDO A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA. DIANTE DOS RESULTADOS, NO ESPAÇO ESCOLAR, AS PROPOSIÇÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE AMPLIAM POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ONDE O APREENDER DECORRE DA MATURAÇÃO E ENVOLVE PERCEPÇÕES DO MUNDO EXTERNO E DO MUNDO INTERNO, NAS DIMENSÕES DA INTUIÇÃO E DA PERCEPÇÃO. NESSE PROCESSO, A INTERDISCIPLINARIDADE AMPLIA POSSIBILIDADES DE PLANEJAMENTO E CAMINHOS PARA A AÇÃO, E ATRAVÉS DO TRABALHO E DAS TENSÕES PSÍQUICAS O POTENCIAL CRIADOR GERA AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES CRIATIVAS, SEJA QUAL FOR A ÁREA DE ATUAÇÃO. AO FINAL, AS REFLEXÕES PROPOSTAS APONTAM CAMINHOS DE MAIORES INSERÇÕES NO ESPAÇO EDUCATIVO PARA PERCURSOS CRIATIVOS E QUE PROPICIEM O ELO ENTRE CRIATIVIDADE E AS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA, NÃO ESGOTANDO SOBREMANEIRA A TEMÁTICA, MAS ABRINDO PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS PARA QUE O TEMA SEJA MAIS CORRIQUEIRO NO ÂMBITO ESCOLAR E ACADÊMICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIATIVIDADE, TRABALHO, ESPAÇOS ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3398_03102019102845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MARIA MAMEDE SANTOS" "autor_nome_curto" => "CICERA MARIA" "autor_email" => "cicera.mamede@ufca.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60088 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3564 "inscrito_id" => 3398 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIATIVIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE FAYGA OSTROWER" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR A CRIATIVIDADE E OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO, NO ESPAÇO ESCOLAR. O ESTUDO PARTIU DA EXPLORAÇÃO, LEITURA E FICHAMENTO DE CITAÇÃO, DO LIVRO CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO, DA AUTORA FAYGA OSTROWER, RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO PELA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE, DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA. PARA AMPLIAÇÃO DO ESTUDO, UTILIZOU-SE CONSULTA E COLETA DE INFORMAÇÕES EM PUBLICAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE EM DIFERENTES AUTORES, SELECIONADOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES DAS DISCIPLINAS DO MESTRADO EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FILTRANDO A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA. DIANTE DOS RESULTADOS, NO ESPAÇO ESCOLAR, AS PROPOSIÇÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE AMPLIAM POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ONDE O APREENDER DECORRE DA MATURAÇÃO E ENVOLVE PERCEPÇÕES DO MUNDO EXTERNO E DO MUNDO INTERNO, NAS DIMENSÕES DA INTUIÇÃO E DA PERCEPÇÃO. NESSE PROCESSO, A INTERDISCIPLINARIDADE AMPLIA POSSIBILIDADES DE PLANEJAMENTO E CAMINHOS PARA A AÇÃO, E ATRAVÉS DO TRABALHO E DAS TENSÕES PSÍQUICAS O POTENCIAL CRIADOR GERA AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES CRIATIVAS, SEJA QUAL FOR A ÁREA DE ATUAÇÃO. AO FINAL, AS REFLEXÕES PROPOSTAS APONTAM CAMINHOS DE MAIORES INSERÇÕES NO ESPAÇO EDUCATIVO PARA PERCURSOS CRIATIVOS E QUE PROPICIEM O ELO ENTRE CRIATIVIDADE E AS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA, NÃO ESGOTANDO SOBREMANEIRA A TEMÁTICA, MAS ABRINDO PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS PARA QUE O TEMA SEJA MAIS CORRIQUEIRO NO ÂMBITO ESCOLAR E ACADÊMICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIATIVIDADE, TRABALHO, ESPAÇOS ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3398_03102019102845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MARIA MAMEDE SANTOS" "autor_nome_curto" => "CICERA MARIA" "autor_email" => "cicera.mamede@ufca.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }