Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL FOLDER EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: GÊNERO FOLDER, ESCRITA, PRÁTICA SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58734
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2133
    "inscrito_id" => 7542
    "titulo" => """
      A PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL\r\n
      FOLDER EM SALA DE AULA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO, DE NATUREZA QUALITATIVA, COM BASE NA VERTENTE ETNOGRÁFICA, OBJETIVOU REALIZAR E\r\n
      ANALISAR UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA QUAL OS ALUNOS FORAM CONDUZIDOS AO EXERCÍCIO DA\r\n
      LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO FOLDER E, A PARTIR DESSA PRODUÇÃO, REALIZARAM UMA AÇÃO SOCIAL DE\r\n
      CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE\r\n
      DE POSSIBILITAR AO DISCENTE ADQUIRIR A LINGUAGEM ESCRITA MEDIANTE A VARIEDADE DOS GÊNEROS\r\n
      DISCURSIVOS/TEXTUAIS QUE CIRCULAM NA SOCIEDADE. ALÉM DISSO, OPTAMOS EM TRABALHAR COM O FOLDER POR\r\n
      ESTE SER MULTIMODAL E ASSIM CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS. A METODOLOGIA UTILIZADA\r\n
      CONSISTE NA APLICAÇÃO DO GÊNERO POR MEIO DOS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS. INICIALMENTE\r\n
      TRABALHAMOS AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO ATRAVÉS DE LEITURA, DEPOIS OS DISCENTES PRODUZIRAM A PRIMEIRA\r\n
      VERSÃO DO FOLDER, EM SEGUIDA, INTERVIMOS COM OS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA MINIMIZAR\r\n
      OS PROBLEMAS DE ESCRITA IDENTIFICADOS. LOGO APÓS, SOLICITAMOS A REESCRITA DOS TEXTOS PARA COMPARARMOS\r\n
      A PRODUÇÃO INICIAL E A FINAL. OS RESULTADOS NOS REVELAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM PRODUZIR TEXTOS\r\n
      INFORMATIVOS, PERSUASIVOS E DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O PROBLEMA EXISTENTE. COMO APORTE TEÓRICO, NO\r\n
      QUE DIZ RESPEITO AO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL, APOIAMO-NOS EM MARCUSCHI (2008) E BAKHTIN (2010).\r\n
      QUANTO À ESCRITA, FUNDAMENTAMO-NOS EM ANTUNES (2003) E KOCH E ELIAS (2017). PARA EMBASAR NOSSA\r\n
      PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, APARAMO-NOS EM LOPES-ROSSI (2011), DENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "GÊNERO FOLDER, ESCRITA, PRÁTICA SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7542_15082019180333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandraletras@bol.com."
    "autor_ies" => "EMEF VEREADOR JOSÉ BARROS DE ALENCAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58734
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2133
    "inscrito_id" => 7542
    "titulo" => """
      A PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL\r\n
      FOLDER EM SALA DE AULA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO, DE NATUREZA QUALITATIVA, COM BASE NA VERTENTE ETNOGRÁFICA, OBJETIVOU REALIZAR E\r\n
      ANALISAR UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA QUAL OS ALUNOS FORAM CONDUZIDOS AO EXERCÍCIO DA\r\n
      LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO FOLDER E, A PARTIR DESSA PRODUÇÃO, REALIZARAM UMA AÇÃO SOCIAL DE\r\n
      CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE\r\n
      DE POSSIBILITAR AO DISCENTE ADQUIRIR A LINGUAGEM ESCRITA MEDIANTE A VARIEDADE DOS GÊNEROS\r\n
      DISCURSIVOS/TEXTUAIS QUE CIRCULAM NA SOCIEDADE. ALÉM DISSO, OPTAMOS EM TRABALHAR COM O FOLDER POR\r\n
      ESTE SER MULTIMODAL E ASSIM CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS. A METODOLOGIA UTILIZADA\r\n
      CONSISTE NA APLICAÇÃO DO GÊNERO POR MEIO DOS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS. INICIALMENTE\r\n
      TRABALHAMOS AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO ATRAVÉS DE LEITURA, DEPOIS OS DISCENTES PRODUZIRAM A PRIMEIRA\r\n
      VERSÃO DO FOLDER, EM SEGUIDA, INTERVIMOS COM OS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA MINIMIZAR\r\n
      OS PROBLEMAS DE ESCRITA IDENTIFICADOS. LOGO APÓS, SOLICITAMOS A REESCRITA DOS TEXTOS PARA COMPARARMOS\r\n
      A PRODUÇÃO INICIAL E A FINAL. OS RESULTADOS NOS REVELAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM PRODUZIR TEXTOS\r\n
      INFORMATIVOS, PERSUASIVOS E DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O PROBLEMA EXISTENTE. COMO APORTE TEÓRICO, NO\r\n
      QUE DIZ RESPEITO AO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL, APOIAMO-NOS EM MARCUSCHI (2008) E BAKHTIN (2010).\r\n
      QUANTO À ESCRITA, FUNDAMENTAMO-NOS EM ANTUNES (2003) E KOCH E ELIAS (2017). PARA EMBASAR NOSSA\r\n
      PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, APARAMO-NOS EM LOPES-ROSSI (2011), DENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "GÊNERO FOLDER, ESCRITA, PRÁTICA SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7542_15082019180333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandraletras@bol.com."
    "autor_ies" => "EMEF VEREADOR JOSÉ BARROS DE ALENCAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO, DE NATUREZA QUALITATIVA, COM BASE NA VERTENTE ETNOGRÁFICA, OBJETIVOU REALIZAR E ANALISAR UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA QUAL OS ALUNOS FORAM CONDUZIDOS AO EXERCÍCIO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO FOLDER E, A PARTIR DESSA PRODUÇÃO, REALIZARAM UMA AÇÃO SOCIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE POSSIBILITAR AO DISCENTE ADQUIRIR A LINGUAGEM ESCRITA MEDIANTE A VARIEDADE DOS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS QUE CIRCULAM NA SOCIEDADE. ALÉM DISSO, OPTAMOS EM TRABALHAR COM O FOLDER POR ESTE SER MULTIMODAL E ASSIM CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE NA APLICAÇÃO DO GÊNERO POR MEIO DOS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS. INICIALMENTE TRABALHAMOS AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO ATRAVÉS DE LEITURA, DEPOIS OS DISCENTES PRODUZIRAM A PRIMEIRA VERSÃO DO FOLDER, EM SEGUIDA, INTERVIMOS COM OS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE ESCRITA IDENTIFICADOS. LOGO APÓS, SOLICITAMOS A REESCRITA DOS TEXTOS PARA COMPARARMOS A PRODUÇÃO INICIAL E A FINAL. OS RESULTADOS NOS REVELAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM PRODUZIR TEXTOS INFORMATIVOS, PERSUASIVOS E DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O PROBLEMA EXISTENTE. COMO APORTE TEÓRICO, NO QUE DIZ RESPEITO AO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL, APOIAMO-NOS EM MARCUSCHI (2008) E BAKHTIN (2010). QUANTO À ESCRITA, FUNDAMENTAMO-NOS EM ANTUNES (2003) E KOCH E ELIAS (2017). PARA EMBASAR NOSSA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, APARAMO-NOS EM LOPES-ROSSI (2011), DENTRE OUTROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.