Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSO DIDÁTICO, METODOLOGIAS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62401
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5222
    "inscrito_id" => 14809
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS MAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E SEUS RESPECTIVOS RECURSOS DIDÁTICOS IMPLEMENTADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES. PARA ALÉM DISSO, BUSCOU-SE ANALISAR QUAL A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS LECIONADOS REFERENTES À GEOGRAFIA FÍSICA, ESSA COMO SENDO HISTORICAMENTE UMA ÁREA DE CONHECIMENTO DE POUCO INTERESSE DOS ALUNOS, COMPREENDIDA COMO DECOREBA E DE POUCA IMPORTÂNCIA. DIANTE DISSO, O TRABALHO BUSCA ENTENDER AS CONDIÇÕES QUE TORNAM ESSA UMA REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA, COMPREENDENDO QUE PARTE DO FATO DOS ALUNOS ATRIBUÍREM ESSE CARÁTER AO ENSINO DESSA DISCIPLINA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA, ONDE ESSAS, MUITAS VEZES, NÃO INSTIGAM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO E DIFICULTAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO REFERÊNCIA CAVALCANTI (1998), SCABELLO & MENDES (2015), PONTUSCHKA (2007) E DEMO (2009), E A PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO DOIS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. COM BASE NAS INFORMAÇÕES COLETADAS, IDENTIFICA-SE QUE APESAR DO ENSINO DE GEOGRAFIA SER COMPREENDIDO PELOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA POUCO ATRATIVA E DECOREBA, ESSA REALIDADE VEM MUDANDO CONSIDERAVELMENTE, ISSO PORQUE AS METODOLOGIAS DOS PROFESSORES ESTÃO ADQUIRINDO OUTRO CARÁTER, DISTANCIANDO-SE DO TRADICIONALISMO. PORÉM, OS PROFESSORES PRECISAM DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A PROMOÇÃO DESSE ENSINO, MAS A FALTA DELES É UM IMPASSE PARA A INOVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSO DIDÁTICO, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID14809_02102019130039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DA SILVA CARDOZO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE CARDOZO"
    "autor_email" => "Alinescardozo15@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62401
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5222
    "inscrito_id" => 14809
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS MAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E SEUS RESPECTIVOS RECURSOS DIDÁTICOS IMPLEMENTADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES. PARA ALÉM DISSO, BUSCOU-SE ANALISAR QUAL A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS LECIONADOS REFERENTES À GEOGRAFIA FÍSICA, ESSA COMO SENDO HISTORICAMENTE UMA ÁREA DE CONHECIMENTO DE POUCO INTERESSE DOS ALUNOS, COMPREENDIDA COMO DECOREBA E DE POUCA IMPORTÂNCIA. DIANTE DISSO, O TRABALHO BUSCA ENTENDER AS CONDIÇÕES QUE TORNAM ESSA UMA REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA, COMPREENDENDO QUE PARTE DO FATO DOS ALUNOS ATRIBUÍREM ESSE CARÁTER AO ENSINO DESSA DISCIPLINA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA, ONDE ESSAS, MUITAS VEZES, NÃO INSTIGAM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO E DIFICULTAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO REFERÊNCIA CAVALCANTI (1998), SCABELLO & MENDES (2015), PONTUSCHKA (2007) E DEMO (2009), E A PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO DOIS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. COM BASE NAS INFORMAÇÕES COLETADAS, IDENTIFICA-SE QUE APESAR DO ENSINO DE GEOGRAFIA SER COMPREENDIDO PELOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA POUCO ATRATIVA E DECOREBA, ESSA REALIDADE VEM MUDANDO CONSIDERAVELMENTE, ISSO PORQUE AS METODOLOGIAS DOS PROFESSORES ESTÃO ADQUIRINDO OUTRO CARÁTER, DISTANCIANDO-SE DO TRADICIONALISMO. PORÉM, OS PROFESSORES PRECISAM DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A PROMOÇÃO DESSE ENSINO, MAS A FALTA DELES É UM IMPASSE PARA A INOVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSO DIDÁTICO, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID14809_02102019130039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE DA SILVA CARDOZO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE CARDOZO"
    "autor_email" => "Alinescardozo15@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS MAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E SEUS RESPECTIVOS RECURSOS DIDÁTICOS IMPLEMENTADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES. PARA ALÉM DISSO, BUSCOU-SE ANALISAR QUAL A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS LECIONADOS REFERENTES À GEOGRAFIA FÍSICA, ESSA COMO SENDO HISTORICAMENTE UMA ÁREA DE CONHECIMENTO DE POUCO INTERESSE DOS ALUNOS, COMPREENDIDA COMO DECOREBA E DE POUCA IMPORTÂNCIA. DIANTE DISSO, O TRABALHO BUSCA ENTENDER AS CONDIÇÕES QUE TORNAM ESSA UMA REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA, COMPREENDENDO QUE PARTE DO FATO DOS ALUNOS ATRIBUÍREM ESSE CARÁTER AO ENSINO DESSA DISCIPLINA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA, ONDE ESSAS, MUITAS VEZES, NÃO INSTIGAM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO E DIFICULTAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO REFERÊNCIA CAVALCANTI (1998), SCABELLO & MENDES (2015), PONTUSCHKA (2007) E DEMO (2009), E A PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO DOIS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. COM BASE NAS INFORMAÇÕES COLETADAS, IDENTIFICA-SE QUE APESAR DO ENSINO DE GEOGRAFIA SER COMPREENDIDO PELOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA POUCO ATRATIVA E DECOREBA, ESSA REALIDADE VEM MUDANDO CONSIDERAVELMENTE, ISSO PORQUE AS METODOLOGIAS DOS PROFESSORES ESTÃO ADQUIRINDO OUTRO CARÁTER, DISTANCIANDO-SE DO TRADICIONALISMO. PORÉM, OS PROFESSORES PRECISAM DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A PROMOÇÃO DESSE ENSINO, MAS A FALTA DELES É UM IMPASSE PARA A INOVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.