Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL COM ALUNOS DE NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERFIL CONCEITUAL, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62278
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3311
    "inscrito_id" => 8057
    "titulo" => "PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL COM ALUNOS DE NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A PESQUISA CIENTÍFICA É UM CONJUNTO DE AÇÕES PROPOSTAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA. A IMPRENSA REFORÇA OS MITOS ACERCA DO CIENTISTA E DA CIÊNCIA. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CENTRADO NA TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DEVE CEDER LUGAR À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ENVOLVENDO A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL DOS ESTUDANTES ACERCA DA ATIVIDADE CIENTÍFICA. PARTINDO DO RELATO DA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES, TEM-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL NESTES DISCENTES QUANTO À ATIVIDADE CIENTÍFICA. FOI UTILIZADA COMO TÉCNICA METODOLÓGICA A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA SOBRE OS RESUMOS DOS TRABALHOS ESCRITOS ENTREGUES PELOS ESTUDANTES POR OCASIÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, PARTINDO DA UNITARIZAÇÃO DO TEXTO, EMERGIRAM AS CATEGORIAS “TRANSFORMAÇÃO PELA RECICLAGEM”, “GERAÇÃO DE EMPREGO COM A RECICLAGEM”, “EDUCAÇÃO ECOLÓGICA”, “CUIDADO COM O MUNDO”, “UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE FORMA CRIATIVA”, “CURIOSIDADE SATISFEITA PELA PESQUISA” E “UTILIDADE DO EXPERIMENTO COMO FORMA DE COMPROVAÇÃO”. CONSIDERANDO AS CATEGORIAS A PRIORI E AS CATEGORIAS EMERGENTES, BEM COMO O METATEXTO, É POSSÍVEL PERCEBER, POR PARTE DOS ESTUDANTES, TANTO A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS COMO EDUCAÇÃO ECOLÓGICA QUANTO A MUDANÇA FRENTE À ATIVIDADE CIENTÍFICA. SOBRETUDO NESTE ÚLTIMO ASPECTO, É EXTREMAMENTE RELEVANTE O FASCÍNIO QUE ESTA ATIVIDADE DESPERTOU NESTES ESTUDANTES. CONTUDO, CONSIDERANDO A MUDANÇA CONCEITUAL COMO UM PROCESSO, PERCEBE-SE AINDA QUE IDEIAS DISTORCIDAS SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO PERMANECEM NO DISCURSO DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERFIL CONCEITUAL, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8057_17092019213603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE MARTINS"
    "autor_email" => "felipe_prof@yahoo.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62278
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3311
    "inscrito_id" => 8057
    "titulo" => "PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL COM ALUNOS DE NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A PESQUISA CIENTÍFICA É UM CONJUNTO DE AÇÕES PROPOSTAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA. A IMPRENSA REFORÇA OS MITOS ACERCA DO CIENTISTA E DA CIÊNCIA. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CENTRADO NA TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DEVE CEDER LUGAR À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ENVOLVENDO A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL DOS ESTUDANTES ACERCA DA ATIVIDADE CIENTÍFICA. PARTINDO DO RELATO DA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES, TEM-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL NESTES DISCENTES QUANTO À ATIVIDADE CIENTÍFICA. FOI UTILIZADA COMO TÉCNICA METODOLÓGICA A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA SOBRE OS RESUMOS DOS TRABALHOS ESCRITOS ENTREGUES PELOS ESTUDANTES POR OCASIÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, PARTINDO DA UNITARIZAÇÃO DO TEXTO, EMERGIRAM AS CATEGORIAS “TRANSFORMAÇÃO PELA RECICLAGEM”, “GERAÇÃO DE EMPREGO COM A RECICLAGEM”, “EDUCAÇÃO ECOLÓGICA”, “CUIDADO COM O MUNDO”, “UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE FORMA CRIATIVA”, “CURIOSIDADE SATISFEITA PELA PESQUISA” E “UTILIDADE DO EXPERIMENTO COMO FORMA DE COMPROVAÇÃO”. CONSIDERANDO AS CATEGORIAS A PRIORI E AS CATEGORIAS EMERGENTES, BEM COMO O METATEXTO, É POSSÍVEL PERCEBER, POR PARTE DOS ESTUDANTES, TANTO A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS COMO EDUCAÇÃO ECOLÓGICA QUANTO A MUDANÇA FRENTE À ATIVIDADE CIENTÍFICA. SOBRETUDO NESTE ÚLTIMO ASPECTO, É EXTREMAMENTE RELEVANTE O FASCÍNIO QUE ESTA ATIVIDADE DESPERTOU NESTES ESTUDANTES. CONTUDO, CONSIDERANDO A MUDANÇA CONCEITUAL COMO UM PROCESSO, PERCEBE-SE AINDA QUE IDEIAS DISTORCIDAS SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO PERMANECEM NO DISCURSO DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERFIL CONCEITUAL, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8057_17092019213603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE MARTINS"
    "autor_email" => "felipe_prof@yahoo.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PESQUISA CIENTÍFICA É UM CONJUNTO DE AÇÕES PROPOSTAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA. A IMPRENSA REFORÇA OS MITOS ACERCA DO CIENTISTA E DA CIÊNCIA. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CENTRADO NA TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DEVE CEDER LUGAR À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ENVOLVENDO A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL DOS ESTUDANTES ACERCA DA ATIVIDADE CIENTÍFICA. PARTINDO DO RELATO DA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES, TEM-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL NESTES DISCENTES QUANTO À ATIVIDADE CIENTÍFICA. FOI UTILIZADA COMO TÉCNICA METODOLÓGICA A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA SOBRE OS RESUMOS DOS TRABALHOS ESCRITOS ENTREGUES PELOS ESTUDANTES POR OCASIÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, PARTINDO DA UNITARIZAÇÃO DO TEXTO, EMERGIRAM AS CATEGORIAS “TRANSFORMAÇÃO PELA RECICLAGEM”, “GERAÇÃO DE EMPREGO COM A RECICLAGEM”, “EDUCAÇÃO ECOLÓGICA”, “CUIDADO COM O MUNDO”, “UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE FORMA CRIATIVA”, “CURIOSIDADE SATISFEITA PELA PESQUISA” E “UTILIDADE DO EXPERIMENTO COMO FORMA DE COMPROVAÇÃO”. CONSIDERANDO AS CATEGORIAS A PRIORI E AS CATEGORIAS EMERGENTES, BEM COMO O METATEXTO, É POSSÍVEL PERCEBER, POR PARTE DOS ESTUDANTES, TANTO A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS COMO EDUCAÇÃO ECOLÓGICA QUANTO A MUDANÇA FRENTE À ATIVIDADE CIENTÍFICA. SOBRETUDO NESTE ÚLTIMO ASPECTO, É EXTREMAMENTE RELEVANTE O FASCÍNIO QUE ESTA ATIVIDADE DESPERTOU NESTES ESTUDANTES. CONTUDO, CONSIDERANDO A MUDANÇA CONCEITUAL COMO UM PROCESSO, PERCEBE-SE AINDA QUE IDEIAS DISTORCIDAS SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO PERMANECEM NO DISCURSO DOS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.