A PESQUISA CIENTÍFICA É UM CONJUNTO DE AÇÕES PROPOSTAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA. A IMPRENSA REFORÇA OS MITOS ACERCA DO CIENTISTA E DA CIÊNCIA. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CENTRADO NA TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DEVE CEDER LUGAR À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ENVOLVENDO A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL DOS ESTUDANTES ACERCA DA ATIVIDADE CIENTÍFICA. PARTINDO DO RELATO DA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES, TEM-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR A MUDANÇA DE PERFIL CONCEITUAL NESTES DISCENTES QUANTO À ATIVIDADE CIENTÍFICA. FOI UTILIZADA COMO TÉCNICA METODOLÓGICA A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA SOBRE OS RESUMOS DOS TRABALHOS ESCRITOS ENTREGUES PELOS ESTUDANTES POR OCASIÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, PARTINDO DA UNITARIZAÇÃO DO TEXTO, EMERGIRAM AS CATEGORIAS “TRANSFORMAÇÃO PELA RECICLAGEM”, “GERAÇÃO DE EMPREGO COM A RECICLAGEM”, “EDUCAÇÃO ECOLÓGICA”, “CUIDADO COM O MUNDO”, “UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE FORMA CRIATIVA”, “CURIOSIDADE SATISFEITA PELA PESQUISA” E “UTILIDADE DO EXPERIMENTO COMO FORMA DE COMPROVAÇÃO”. CONSIDERANDO AS CATEGORIAS A PRIORI E AS CATEGORIAS EMERGENTES, BEM COMO O METATEXTO, É POSSÍVEL PERCEBER, POR PARTE DOS ESTUDANTES, TANTO A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS COMO EDUCAÇÃO ECOLÓGICA QUANTO A MUDANÇA FRENTE À ATIVIDADE CIENTÍFICA. SOBRETUDO NESTE ÚLTIMO ASPECTO, É EXTREMAMENTE RELEVANTE O FASCÍNIO QUE ESTA ATIVIDADE DESPERTOU NESTES ESTUDANTES. CONTUDO, CONSIDERANDO A MUDANÇA CONCEITUAL COMO UM PROCESSO, PERCEBE-SE AINDA QUE IDEIAS DISTORCIDAS SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO PERMANECEM NO DISCURSO DOS ESTUDANTES.