Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: MÚSICA, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UM PROJETO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO REALIZADO EM UMA SALA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, PB E TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR DE QUE FORMA A MÚSICA PODE CONTRIBUIR PARA SANAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESENVOLVER HABILIDADES ENVOLVENDO A ARTE MUSICAL E REFLETIR COMO A MÚSICA PODE LEVAR O ALUNO AO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE SUAS HABILIDADES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO FALAREMOS SOBRE A MÚSICA E SEUS BENEFÍCIOS PONTUANDO: A MÚSICA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO DO EDUCANDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, O PAPEL DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO E A MÚSICA COMO COMPANHEIRA DA APRENDIZAGEM. NO SEGUNDO MOMENTO DISCORREREMOS SOBRE OS RESULTADOS DO CAMPO DE PESQUISA. COMO METODOLOGIA NOS UTILIZAMOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA IN LOCU. COMO RESULTADOS DESTA PESQUISA, PERCEBEMOS QUE A MÚSICA FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE TERAPIA E QUE AGE NO CORPO HUMANO POR INTEIRO, TRABALHA A MENTE E O CORPO, E, AINDA AJUDA O INDIVÍDUO A EXPOR SUAS EMOÇÕES ESPONTANEAMENTE ALIVIANDO TENSÕES, ANSIEDADES E AGRESSIVIDADES PROMOVENDO ASSIM, UM MELHOR APROVEITAMENTO EM SUA APRENDIZAGEM COMO TAMBÉM UMA MELHORA NA SUA QUALIDADE DE VIDA.

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