A MÚSICA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DO SER HUMANO DESDE ANTES DO SEU NASCIMENTO. É UMA FORMA DE LINGUAGEM QUE PODE DESENVOLVER CAPACIDADES QUE SERÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. MUITO SE TEM FALADO DA MÚSICA NO COTIDIANO ESCOLAR, SOBRETUDO DAS SUAS POSSIBILIDADES ENQUANTO ÁREA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO. PARA TANTO, É DEFENDIDA A NECESSIDADE DE QUE ELA ESTEJA INSERIDA COMO DISCIPLINA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM CARACTERÍSTICAS DE LINGUAGEM ESPECÍFICA, QUE POSSAM AMPLIAR O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA. ASSIM, A ESCOLA TEM UM PAPEL IMPRESCINDÍVEL NO ESTUDO DA CULTURA MUSICAL, UMA VEZ QUE É EM SEU INTERIOR QUE ACONTECEM AS MEDIAÇÕES E AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS QUE TANTO AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, NA MEMORIZAÇÃO E NA MATURAÇÃO INTELECTUAL. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DA PESQUISA É RECONHECER AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA E QUAL A POSIÇÃO DA MESMA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, ADOTAR-SE-Á COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E O ESTUDO DE CASO, QUE PERMITIRÃO INVESTIGAR E COMPREENDER O IMPACTO QUE A MÚSICA CAUSA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA QUANDO INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR. OS SUJEITOS DA PESQUISA SERÃO ALUNOS DA ESCOLA DE MÚSICA DE CAMPO VERDE-MT E SEUS PROFESSORES, TANTO DA ESCOLA DE MÚSICA QUANTO DA ESCOLA DE ENSINO REGULAR. DESSA FORMA, A PERSPECTIVA É VISLUMBRAR AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E QUE ESSE SABER SE TORNE UMA REALIDADE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROPORCIONANDO UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA O INDIVÍDUO.