Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ETNOARGUMENTAÇÕES E O PENSAR FILOSÓFICO COMO MEIOS DE APRENDIZAGENS PERMANENTES

Palavra-chaves: F I L O S O F I A D A E D U C A Ç Ã O M A T E M, S I N G U L A R I D A D E S., IMPLICAÇÃO PEDAGÓGICA. Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS AÇÕES DESTE PROJETO DE EXTENSÃO PROMOVERAM REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA, SEUS CONDICIONAMENTOS E IMPLICAÇÕES NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. VALORIZOU-SE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE DA CRIANÇA COM ESTA ÁREA DO CONHECIMENTO TÃO IMPORTANTE PARA O PROSSEGUIMENTO DE SEUS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA ADOTADA CONSISTIU NA EXPLORAÇÃO DO PENSAR FILOSÓFICO COMO MEIO SINGULAR DE ASSIMILAÇÃO DO SABER MATEMÁTICO E A ETNOARGUMENTAÇÃO COMO PROCESSO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO REFLEXIVO, UMA TAREFA PEDAGÓGICA POSSÍVEL MESMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTAS AÇÕES EXTENSIONISTAS ESTAVAM VINCULADAS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS BACABAL E OCORRERAM NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO/2018 EM UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL. A POPULAÇÃO-ALVO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS FORAM PROFESSORES E ALUNOS DO 1º E 2º PERÍODO ESCOLAR, TURNO MATUTINO. COMO RESULTADO IDENTIFICOU-SE QUE UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE PRIORIZA O RITMO E A ELABORAÇÃO PRÓPRIA DA CRIANÇA POTENCIALIZANDO AS SITUAÇÕES DE ENSINO COM ETNOARGUMENTAÇÕES, CONVERGE PARA ALCANÇAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EXIGIDAS NOS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS. REITERA-SE QUE A REFLEXÃO FILOSÓFICA COM CONTEÚDOS ESCOLARES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL TRANSFORMA A SALA DE AULA EM ESPAÇO CULTURAL DE CONSTRUÇÃO DE SABERES INOVADORES COM APRENDIZAGENS PERMANENTES.

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