Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO E AUTORREFLEXÃO FORMATIVA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: OBJETIVOS DE ENSINO, METODOLOGIAS ATIVAS, AVALIAÇÃO, , ELABORAÇÃO DE QUESTÕES, ELABORAÇÃO DE QUESTÕES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62091
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1762
    "inscrito_id" => 7282
    "titulo" => "PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO E AUTORREFLEXÃO FORMATIVA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM TEM SIDO CONSIDERADO COMO UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE GRANDE VALOR QUER SE CONSIDERE O PONTO DE VISTA FORMATIVO, QUER O PONTO DE VISTA REFLEXIVO; ALÉM DISSO, TÊM POTENCIAL PARA SEREM APLICADOS AOS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE ADEQUAM À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR PELOS DESAFIOS QUE LHES SÃO PECULIARES. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVALIAR O USO DO PORTFÓLIO, CONSTRUÍDO INDIVIDUALMENTE, COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, APLICADO PARA UM CURSO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM BASE NUMA AMOSTRA ALEATÓRIA DE OITO PORTFÓLIOS, CORRESPONDENDO A 25% DO TOTAL DE 32 PORTFÓLIOS, QUE FORAM PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO REFERIDO CURSO. OS ASSUNTOS SELECIONADOS PARA ESTA ANÁLISE FORAM: OBJETIVOS E METODOLOGIAS DE ENSINO, AVALIAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM. DOS ITENS CONSTANTES NO FORMULÁRIO, SÃO AQUI ABORDADOS OS SEGUINTES: O QUE MAIS FOI APRENDIDO E, O QUE MAIS APRECIADO PELO GRUPO, O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MELHORAR E COMO VOCÊ SE SENTIU NO DECORRER DAS ATIVIDADES. CADA RESPOSTA FOI LIDA CRITERIOSAMENTE COM O OBJETIVO DE DESCARACTERIZAR A LITERALIDADE, MAS A ESSÊNCIA DAS RESPOSTAS FOI MANTIDA. OBJETIVOS DE ENSINO FOI O ASSUNTO QUE ALCANÇOU MELHOR NÍVEL DE APRENDIZAGEM DECLARADA, COM 55,6% DAS RESPOSTAS SINALIZANDO PARA PROCESSOS COGNITIVOS. A NECESSIDADE DE MAIS DEDICAÇÃO ÀS LEITURAS FOI A PRINCIPAL NECESSIDADE CONSTANTE NA AUTOAVALIAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE ENSINO, METODOLOGIAS ATIVAS, AVALIAÇÃO,, ELABORAÇÃO DE QUESTÕES, ELABORAÇÃO DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7282_14082019231551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUZA"
    "autor_email" => "fatimasouzagrupoambiental"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62091
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1762
    "inscrito_id" => 7282
    "titulo" => "PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO E AUTORREFLEXÃO FORMATIVA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM TEM SIDO CONSIDERADO COMO UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE GRANDE VALOR QUER SE CONSIDERE O PONTO DE VISTA FORMATIVO, QUER O PONTO DE VISTA REFLEXIVO; ALÉM DISSO, TÊM POTENCIAL PARA SEREM APLICADOS AOS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE ADEQUAM À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR PELOS DESAFIOS QUE LHES SÃO PECULIARES. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVALIAR O USO DO PORTFÓLIO, CONSTRUÍDO INDIVIDUALMENTE, COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, APLICADO PARA UM CURSO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM BASE NUMA AMOSTRA ALEATÓRIA DE OITO PORTFÓLIOS, CORRESPONDENDO A 25% DO TOTAL DE 32 PORTFÓLIOS, QUE FORAM PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO REFERIDO CURSO. OS ASSUNTOS SELECIONADOS PARA ESTA ANÁLISE FORAM: OBJETIVOS E METODOLOGIAS DE ENSINO, AVALIAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM. DOS ITENS CONSTANTES NO FORMULÁRIO, SÃO AQUI ABORDADOS OS SEGUINTES: O QUE MAIS FOI APRENDIDO E, O QUE MAIS APRECIADO PELO GRUPO, O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MELHORAR E COMO VOCÊ SE SENTIU NO DECORRER DAS ATIVIDADES. CADA RESPOSTA FOI LIDA CRITERIOSAMENTE COM O OBJETIVO DE DESCARACTERIZAR A LITERALIDADE, MAS A ESSÊNCIA DAS RESPOSTAS FOI MANTIDA. OBJETIVOS DE ENSINO FOI O ASSUNTO QUE ALCANÇOU MELHOR NÍVEL DE APRENDIZAGEM DECLARADA, COM 55,6% DAS RESPOSTAS SINALIZANDO PARA PROCESSOS COGNITIVOS. A NECESSIDADE DE MAIS DEDICAÇÃO ÀS LEITURAS FOI A PRINCIPAL NECESSIDADE CONSTANTE NA AUTOAVALIAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE ENSINO, METODOLOGIAS ATIVAS, AVALIAÇÃO,, ELABORAÇÃO DE QUESTÕES, ELABORAÇÃO DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7282_14082019231551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUZA"
    "autor_email" => "fatimasouzagrupoambiental"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM TEM SIDO CONSIDERADO COMO UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE GRANDE VALOR QUER SE CONSIDERE O PONTO DE VISTA FORMATIVO, QUER O PONTO DE VISTA REFLEXIVO; ALÉM DISSO, TÊM POTENCIAL PARA SEREM APLICADOS AOS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE ADEQUAM À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR PELOS DESAFIOS QUE LHES SÃO PECULIARES. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVALIAR O USO DO PORTFÓLIO, CONSTRUÍDO INDIVIDUALMENTE, COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, APLICADO PARA UM CURSO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM BASE NUMA AMOSTRA ALEATÓRIA DE OITO PORTFÓLIOS, CORRESPONDENDO A 25% DO TOTAL DE 32 PORTFÓLIOS, QUE FORAM PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO REFERIDO CURSO. OS ASSUNTOS SELECIONADOS PARA ESTA ANÁLISE FORAM: OBJETIVOS E METODOLOGIAS DE ENSINO, AVALIAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM. DOS ITENS CONSTANTES NO FORMULÁRIO, SÃO AQUI ABORDADOS OS SEGUINTES: O QUE MAIS FOI APRENDIDO E, O QUE MAIS APRECIADO PELO GRUPO, O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MELHORAR E COMO VOCÊ SE SENTIU NO DECORRER DAS ATIVIDADES. CADA RESPOSTA FOI LIDA CRITERIOSAMENTE COM O OBJETIVO DE DESCARACTERIZAR A LITERALIDADE, MAS A ESSÊNCIA DAS RESPOSTAS FOI MANTIDA. OBJETIVOS DE ENSINO FOI O ASSUNTO QUE ALCANÇOU MELHOR NÍVEL DE APRENDIZAGEM DECLARADA, COM 55,6% DAS RESPOSTAS SINALIZANDO PARA PROCESSOS COGNITIVOS. A NECESSIDADE DE MAIS DEDICAÇÃO ÀS LEITURAS FOI A PRINCIPAL NECESSIDADE CONSTANTE NA AUTOAVALIAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.