Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA MEDIADA PELA LITERATURA DA “MARANHENSIDADE”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: LITERATURA BRASILEIRA, LITERATURA DA “MARANHENSIDADE", PROJETO DE LEITURA, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58596
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3670
    "inscrito_id" => 7959
    "titulo" => "A LEITURA MEDIADA PELA LITERATURA DA “MARANHENSIDADE”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE LEITURA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LITERATURA BRASILEIRA. O PROJETO FOI REALIZADO EM 2018 EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM BACABEIRA NO ESTADO DO MARANHÃO, CONTABILIZANDO 23 ESCOLAS. A LEITURA É IMPORTANTE PARA VIDA E UM GRANDE ATO PARA O SER HUMANO, ASSIM AUXILIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. CENSO CRÍTICO, DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO, IMAGINAÇÃO, CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO, RACIOCÍNIO, AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SÃO HABILIDADES E CAPACIDADES PROPORCIONADAS PELO ATO DE LER. NESSE INTENTO, BUSCA-SE DISCUTIR SOBRE OS SUBSÍDIOS DADOS À LEITURA DOS ALUNOS POR MEIO DO PROJETO DE LEITURA REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA QUITÉRIA, POR INTERMÉDIO DAS PUBLICAÇÕES DA ESCRITORA MARANHENSE CLÉO ROLIM. PARA ESTABELECER O DIÁLOGO FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL DE ESTUDO FREIRE (2003), JOLIBERT (1994) DENTRE OUTROS.  PARA TANTO UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DA PESQUISA AÇÃO, DOS QUAIS OS DADOS FORAM OBTIDOS POR INTERMÉDIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DIÁRIO DE BORDO. DO ESTUDO PODEMOS DEPREENDER QUE O PROJETO REALIZADO A NÍVEL MUNICIPAL IMPACTOU DE FORMA POSITIVA A ESCOLA, DANDO A OPORTUNIDADE PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR CONHECER UMA AUTORA MARANHENSE E PARA QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS TIVESSEM UM INCENTIVO À IMERSÃO NO MUNDO DOS LIVROS ONDE A LEITURA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA BRASILEIRA, LITERATURA DA “MARANHENSIDADE", PROJETO DE LEITURA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7959_24092019091447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINE PEREIRA WERNZ RABELO"
    "autor_nome_curto" => "KAROL"
    "autor_email" => "karolwernz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58596
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3670
    "inscrito_id" => 7959
    "titulo" => "A LEITURA MEDIADA PELA LITERATURA DA “MARANHENSIDADE”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE LEITURA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LITERATURA BRASILEIRA. O PROJETO FOI REALIZADO EM 2018 EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM BACABEIRA NO ESTADO DO MARANHÃO, CONTABILIZANDO 23 ESCOLAS. A LEITURA É IMPORTANTE PARA VIDA E UM GRANDE ATO PARA O SER HUMANO, ASSIM AUXILIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. CENSO CRÍTICO, DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO, IMAGINAÇÃO, CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO, RACIOCÍNIO, AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SÃO HABILIDADES E CAPACIDADES PROPORCIONADAS PELO ATO DE LER. NESSE INTENTO, BUSCA-SE DISCUTIR SOBRE OS SUBSÍDIOS DADOS À LEITURA DOS ALUNOS POR MEIO DO PROJETO DE LEITURA REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA QUITÉRIA, POR INTERMÉDIO DAS PUBLICAÇÕES DA ESCRITORA MARANHENSE CLÉO ROLIM. PARA ESTABELECER O DIÁLOGO FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL DE ESTUDO FREIRE (2003), JOLIBERT (1994) DENTRE OUTROS.  PARA TANTO UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DA PESQUISA AÇÃO, DOS QUAIS OS DADOS FORAM OBTIDOS POR INTERMÉDIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DIÁRIO DE BORDO. DO ESTUDO PODEMOS DEPREENDER QUE O PROJETO REALIZADO A NÍVEL MUNICIPAL IMPACTOU DE FORMA POSITIVA A ESCOLA, DANDO A OPORTUNIDADE PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR CONHECER UMA AUTORA MARANHENSE E PARA QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS TIVESSEM UM INCENTIVO À IMERSÃO NO MUNDO DOS LIVROS ONDE A LEITURA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA BRASILEIRA, LITERATURA DA “MARANHENSIDADE", PROJETO DE LEITURA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7959_24092019091447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINE PEREIRA WERNZ RABELO"
    "autor_nome_curto" => "KAROL"
    "autor_email" => "karolwernz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE LEITURA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LITERATURA BRASILEIRA. O PROJETO FOI REALIZADO EM 2018 EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM BACABEIRA NO ESTADO DO MARANHÃO, CONTABILIZANDO 23 ESCOLAS. A LEITURA É IMPORTANTE PARA VIDA E UM GRANDE ATO PARA O SER HUMANO, ASSIM AUXILIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. CENSO CRÍTICO, DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO, IMAGINAÇÃO, CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO, RACIOCÍNIO, AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SÃO HABILIDADES E CAPACIDADES PROPORCIONADAS PELO ATO DE LER. NESSE INTENTO, BUSCA-SE DISCUTIR SOBRE OS SUBSÍDIOS DADOS À LEITURA DOS ALUNOS POR MEIO DO PROJETO DE LEITURA REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA QUITÉRIA, POR INTERMÉDIO DAS PUBLICAÇÕES DA ESCRITORA MARANHENSE CLÉO ROLIM. PARA ESTABELECER O DIÁLOGO FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL DE ESTUDO FREIRE (2003), JOLIBERT (1994) DENTRE OUTROS. PARA TANTO UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DA PESQUISA AÇÃO, DOS QUAIS OS DADOS FORAM OBTIDOS POR INTERMÉDIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DIÁRIO DE BORDO. DO ESTUDO PODEMOS DEPREENDER QUE O PROJETO REALIZADO A NÍVEL MUNICIPAL IMPACTOU DE FORMA POSITIVA A ESCOLA, DANDO A OPORTUNIDADE PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR CONHECER UMA AUTORA MARANHENSE E PARA QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS TIVESSEM UM INCENTIVO À IMERSÃO NO MUNDO DOS LIVROS ONDE A LEITURA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.