ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE LEITURA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LITERATURA BRASILEIRA. O PROJETO FOI REALIZADO EM 2018 EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM BACABEIRA NO ESTADO DO MARANHÃO, CONTABILIZANDO 23 ESCOLAS. A LEITURA É IMPORTANTE PARA VIDA E UM GRANDE ATO PARA O SER HUMANO, ASSIM AUXILIA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. CENSO CRÍTICO, DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO, IMAGINAÇÃO, CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO, RACIOCÍNIO, AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SÃO HABILIDADES E CAPACIDADES PROPORCIONADAS PELO ATO DE LER. NESSE INTENTO, BUSCA-SE DISCUTIR SOBRE OS SUBSÍDIOS DADOS À LEITURA DOS ALUNOS POR MEIO DO PROJETO DE LEITURA REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA QUITÉRIA, POR INTERMÉDIO DAS PUBLICAÇÕES DA ESCRITORA MARANHENSE CLÉO ROLIM. PARA ESTABELECER O DIÁLOGO FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL DE ESTUDO FREIRE (2003), JOLIBERT (1994) DENTRE OUTROS. PARA TANTO UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DA PESQUISA AÇÃO, DOS QUAIS OS DADOS FORAM OBTIDOS POR INTERMÉDIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DIÁRIO DE BORDO. DO ESTUDO PODEMOS DEPREENDER QUE O PROJETO REALIZADO A NÍVEL MUNICIPAL IMPACTOU DE FORMA POSITIVA A ESCOLA, DANDO A OPORTUNIDADE PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR CONHECER UMA AUTORA MARANHENSE E PARA QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS TIVESSEM UM INCENTIVO À IMERSÃO NO MUNDO DOS LIVROS ONDE A LEITURA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL.