Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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NAS TRILHAS DA HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA MEMÓRIA ARQUITETÔNICA E DA CULTURA PATRIMONIAL PATOENSE

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO, ARQUITETURA E URBANISMO, MEMÓRIA, OFICINA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A IDEIA DE PATRIMÔNIO, DIFERENTEMENTE DO QUE POPULARMENTE POVOA O SENSO COMUM, SE TRATA NÃO SOMENTE DA CONCEPÇÃO DE BENS MATERIAIS ACUMULADOS, MAS TAMBÉM IMATERIAIS, ABRANGENDO MUITOS ELEMENTOS QUE REFLETEM A IMAGEM DE UM POVO, TORNANDO O “PENSAR PATRIMÔNIO”, ALGO QUE EXIGE A ANÁLISE DE DIVERSOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A SOCIEDADE, TAL COMO SUA HISTÓRIA E SUA FORMAÇÃO CULTURAL. VISTO A IMPORTÂNCIA DESTES CONCEITOS, ESTE TRABALHO SURGE COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER UMA METODOLOGIA DE ENSINO DESSA CATEGORIA HISTÓRICA E CULTURAL, REALIZANDO ASSIM UMA OFICINA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS PATOS, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM QUE ALÉM DE ENSINAR FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AO TEMA, TRABALHOU O CONTEÚDO DE MANEIRA MAIS PRÁTICO, COM TÉCNICAS LÚDICAS E UMA DIDÁTICA DINÂMICA, FACILITANDO O APRENDIZADO. ASSIM, POR MEIO DE TAIS TÉCNICAS, BUSCOU-SE A APRENDIZAGEM ATIVA E CRÍTICA DOS DISCENTES NA EXPERIÊNCIA DE QUE É IMPORTANTE COMPREENDER A IDEIA DE PATRIMÔNIO, A HISTÓRIA E CULTURA DE SUAS CIDADES.

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