Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERFACE ENTRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA BNCC 2018 E A EDUCAÇÃO PERMEADA PELA TEORIA HUMANISTA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, HUMANISMO, BNCC, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 18 – Educação Emocional
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      O PRESENTE TRABALHO OBJETIVO REALIZAR UM DIÁLOGO, A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ENTRE AS CONCEPÇÕES DOS TEÓRICOS HUMANISTAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NOVA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA). NO ANO DE 2020, AS ESCOLAS BRASILEIRAS TERÃO POR OBRIGAÇÃO ADOTAR A BNCC, QUE VISA INTEGRAR E UNIFORMIZAR O ENSINO EM TODO O PAÍS. A NOVIDADE DESSA PROPOSTA EDUCACIONAL É A INCLUSÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DESTACADAS NA BASE, QUE DEVERÃO SER TRABALHADAS EM SALA DE AULA, BUSCANDO UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. NESSA PERSPECTIVA PROCURAMOS NESSE ESTUDO INTERLIGAR ESSES COMPONENTES SOCIOEMOCIONAIS COM AS PERCEPÇÕES DA TEORIA HUMANISTA, VISTO QUE, UM DOS ASPECTOS DEFENDIDOS POR ESSA TEORIA, TAMBÉM SE DÁ EM VINCULAR O ESTUDANTE A TODAS AS ESFERAS DO SER: EMOCIONAL, COGNITIVO E SOCIAL. NO DECORRER DESTE TRABALHO, BUSCAMOS ENTENDER A FINALIDADE DESSAS COMPETÊNCIAS, ASSIM COMO A RELAÇÃO COM AS COLOCAÇÕES QUE TRANSITAM NA TEORIA HUMANISTA EM GERAL. A LITERATURA PESQUISADA APONTA QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO, PELO OLHAR DA TEORIA HUMANISTA, DEVE SER A DE HUMANIZAR O SUJEITO. ENQUANTO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DETERMINA, A PARTIR DE COMPREENSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DESTACADAS EM SEU DOCUMENTO, QUE IRÁ NORTEAR AS COMPETÊNCIAS CURRICULARES DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. SENDO ASSIM, EM DIAS DE PROFUNDA PREDOMINÂNCIA E DE MUITAS INDAGAÇÕES SOBRE O MODELO EDUCACIONAL TRADICIONAL – QUE FRACASSA EM FORMAR OS ESTUDANTES PARA OS DESAFIOS DA VIDA CONTEMPORÂNEA –, ESSE DOCUMENTO AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCORDÂNCIAS SOBRE QUE SUJEITOS O SISTEMA EDUCACIONAL VISA FORMAR.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO O PRESENTE TRABALHO OBJETIVO REALIZAR UM DIÁLOGO, A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ENTRE AS CONCEPÇÕES DOS TEÓRICOS HUMANISTAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NOVA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA). NO ANO DE 2020, AS ESCOLAS BRASILEIRAS TERÃO POR OBRIGAÇÃO ADOTAR A BNCC, QUE VISA INTEGRAR E UNIFORMIZAR O ENSINO EM TODO O PAÍS. A NOVIDADE DESSA PROPOSTA EDUCACIONAL É A INCLUSÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DESTACADAS NA BASE, QUE DEVERÃO SER TRABALHADAS EM SALA DE AULA, BUSCANDO UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. NESSA PERSPECTIVA PROCURAMOS NESSE ESTUDO INTERLIGAR ESSES COMPONENTES SOCIOEMOCIONAIS COM AS PERCEPÇÕES DA TEORIA HUMANISTA, VISTO QUE, UM DOS ASPECTOS DEFENDIDOS POR ESSA TEORIA, TAMBÉM SE DÁ EM VINCULAR O ESTUDANTE A TODAS AS ESFERAS DO SER: EMOCIONAL, COGNITIVO E SOCIAL. NO DECORRER DESTE TRABALHO, BUSCAMOS ENTENDER A FINALIDADE DESSAS COMPETÊNCIAS, ASSIM COMO A RELAÇÃO COM AS COLOCAÇÕES QUE TRANSITAM NA TEORIA HUMANISTA EM GERAL. A LITERATURA PESQUISADA APONTA QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO, PELO OLHAR DA TEORIA HUMANISTA, DEVE SER A DE HUMANIZAR O SUJEITO. ENQUANTO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DETERMINA, A PARTIR DE COMPREENSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DESTACADAS EM SEU DOCUMENTO, QUE IRÁ NORTEAR AS COMPETÊNCIAS CURRICULARES DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. SENDO ASSIM, EM DIAS DE PROFUNDA PREDOMINÂNCIA E DE MUITAS INDAGAÇÕES SOBRE O MODELO EDUCACIONAL TRADICIONAL – QUE FRACASSA EM FORMAR OS ESTUDANTES PARA OS DESAFIOS DA VIDA CONTEMPORÂNEA –, ESSE DOCUMENTO AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCORDÂNCIAS SOBRE QUE SUJEITOS O SISTEMA EDUCACIONAL VISA FORMAR.

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