ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR PESQUISA DE CAMPO REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE. OBJETIVOU-SE COMPREENDER COMO O PROGRAMA SE LIGA AFETA O CURRÍCULO REAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE DO PONTO DE VISTA DA CONSTRUÇÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. EM PRIMEIRO LUGAR, FEZ-SE NECESSÁRIO RECONHECER SE HÁ, EFETIVAMENTE, UMA PERSPECTIVA CURRICULAR INCLUSIVA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E, EM SEGUNDO, IDENTIFICAR COMO O PROGRAMA SE LIGA SE RELACIONA COM AS SUAS PRÁTICAS CURRICULARES. COMPREENDE-SE, AQUI, CURRÍCULO COMO A CONEXÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA E TRABALHO DOCENTE. PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA DA PESQUISA DE CAMPO, ADOTOU-SE UM OLHAR SOBRE AS SETE DIMENSÕES DA ACESSIBILIDADE APONTADAS POR SASSAKI. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM PARA A FALTA DE ORGANICIDADE ENTRE AS CONCEPÇÕES FETICHIZADAS DO PROGRAMA SE LIGA E A PROPOSIÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA.