Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FILOSOFIA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSORES CRÍTICOS-REFLEXIVOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A SITUAÇÃO ATUAL DA EDUCAÇÃO PERPASSA POR DIVERSOS DESAFIOS E DILEMAS QUE ABARCA DESDE A FORMAÇÃO DOCENTE ÀS PRÁTICAS EM SALA DE AULA, POR ISSO A NECESSIDADE DE SE REFLETIR ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO PROPOSTO PARA A DISCUSSÃO É REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, DESTACANDO OS INTERESSES SUBJACENTES QUE IMPLICAM NA FORMAÇÃO DOCENTE. A METODOLOGIA DO ESTUDO SEGUE AS ORIENTAÇÕES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL RECORREMOS ÀS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS COMO, DALBOSCO (2008) GHIRALDELLI (2002), MÉSZÁROS (2005) PERISSÉ (2008), SCALCON (2008) E OUTROS, ATRAVÉS DE LEITURAS E DIÁLOGOS REFLEXIVOS E CRÍTICOS. OS RESULTADOS DO ESTUDO DEMONSTRAM QUE A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE RESIDE NA INICIATIVA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE, O QUE IMPULSIONA UMA MUDANÇA DE OLHAR PARA O ALARGAMENTO DE FRONTEIRAS À BUSCA DOS INTERESSES SUBJACENTES QUE INTERFEREM NA REALIDADE EDUCATIVA, NA TENTATIVA DE MOLDAR COMPORTAMENTOS E DESEJOS.

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