A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DA ZONA LESTE DE CAMPINA GRANDE-PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58480 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3176 "inscrito_id" => 6845 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DA ZONA LESTE DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "O TRABALHO EM QUESTÃO TEM A FINALIDADE DE RELATAR A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA LESTE DE CAMPINA GRANDE-PB. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, VISA A COMPREENSÃO DO GRADUANDO PARA VISUALIZAR DE MANEIRA PRÁTICA A DINÂMICA ESCOLAR E O FUNCIONAMENTO DE UMA AULA, NA QUAL IRÁ ABSTRAIR E JULGAR AQUILO QUE LHE SERVIRÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL, CONFIGURANDO -SE COMO UMA DAS PRIMEIRAS OPORTUNIDADES DE O ESTUDANTE RETORNAR PARA A ESCOLA, AGORA NÃO MAIS COMO ESTUDANTE DO ENSINO BÁSICO, MAS COMO UM APRENDIZ DE UMA PROFISSÃO E QUE DEVE TER OUTRO OLHAR SOBRE A DINÂMICA DA ESCOLA E AS MUDANÇAS QUE OCORREM NESSE MEIO NO DECORRER DO TEMPO. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I FOI REALIZADO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, QUE OFERECE OS ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E EJA, (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) . COMO ESTÁGIO INICIAL PARA COMPREENDER A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO COM QUESTÕES VERSAVAM, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, SOBRE POSSÍVEIS MELHORIAS NAS AULAS E A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NO DIA-A-DIA DOS ESTUDANTES. COMO A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DOS PROFESSORES TITULARES, FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE A DISCIPLINA É LECIONADA COM A UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE QUADRO BRANCO E LIVRO DIDÁTICO. ADEMAIS, ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, O GRADUANDO PÔDE COMPREENDER QUE, É NECESSÁRIO CADA VEZ MAIS VALORIZAR ESSA DISCIPLINA, SENDO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MESMO, QUANDO É POSSÍVEL ENTENDER A DINÂMICA DA ESCOLA E DAS DE GEOGRAFIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6845_14092019141209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES" "autor_nome_curto" => "RAMON MARINHO" "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com" "autor_ies" => "UEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58480 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3176 "inscrito_id" => 6845 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DA ZONA LESTE DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "O TRABALHO EM QUESTÃO TEM A FINALIDADE DE RELATAR A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA LESTE DE CAMPINA GRANDE-PB. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, VISA A COMPREENSÃO DO GRADUANDO PARA VISUALIZAR DE MANEIRA PRÁTICA A DINÂMICA ESCOLAR E O FUNCIONAMENTO DE UMA AULA, NA QUAL IRÁ ABSTRAIR E JULGAR AQUILO QUE LHE SERVIRÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL, CONFIGURANDO -SE COMO UMA DAS PRIMEIRAS OPORTUNIDADES DE O ESTUDANTE RETORNAR PARA A ESCOLA, AGORA NÃO MAIS COMO ESTUDANTE DO ENSINO BÁSICO, MAS COMO UM APRENDIZ DE UMA PROFISSÃO E QUE DEVE TER OUTRO OLHAR SOBRE A DINÂMICA DA ESCOLA E AS MUDANÇAS QUE OCORREM NESSE MEIO NO DECORRER DO TEMPO. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I FOI REALIZADO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, QUE OFERECE OS ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E EJA, (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) . COMO ESTÁGIO INICIAL PARA COMPREENDER A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO COM QUESTÕES VERSAVAM, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, SOBRE POSSÍVEIS MELHORIAS NAS AULAS E A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NO DIA-A-DIA DOS ESTUDANTES. COMO A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DOS PROFESSORES TITULARES, FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE A DISCIPLINA É LECIONADA COM A UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE QUADRO BRANCO E LIVRO DIDÁTICO. ADEMAIS, ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, O GRADUANDO PÔDE COMPREENDER QUE, É NECESSÁRIO CADA VEZ MAIS VALORIZAR ESSA DISCIPLINA, SENDO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MESMO, QUANDO É POSSÍVEL ENTENDER A DINÂMICA DA ESCOLA E DAS DE GEOGRAFIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6845_14092019141209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES" "autor_nome_curto" => "RAMON MARINHO" "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com" "autor_ies" => "UEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }