O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR COMO A AFETIVIDADE POTENCIALIZA A APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SOBRAL (CE). A ESCOLHA DA TEMÁTICA OCORREU PELA NECESSIDADE DE SE CONHECER COMO ESTÁ SENDO TRABALHADO A INCLUSÃO A PARTIR DA SERIES INICIAIS, HAJA VISTA QUE ESTA TEM QUE SER PRIORIZADA AINDA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM, A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO DO TIPO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIA. COMO INSTRUMENTO DE COLETAS DE DADOS FOI UTILIZADO O QUESTIONÁRIO QUE FOI APLICADO EM PROFESSORES DOS REFERIDOS CENTROS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM ANALISADOS NO MÉTODO DA ANÁLISE CATEGORIAL DE BARDIN E, ATRAVÉS DESTES, PERCEBEU-SE O AVANÇO QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEVE NOS ÚLTIMOS ANOS, COMO TAMBÉM O QUANTO A AFETIVIDADE É IMPORTANTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS.