A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NA UFRN AVALIADA PELOS ALUNOS: UMA INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58365 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5466 "inscrito_id" => 10819 "titulo" => "A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NA UFRN AVALIADA PELOS ALUNOS: UMA INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL" "resumo" => "A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA INICIOU-SE NO RIO GRANDE DO NORTE EM 1976. UMA HISTÓRIA TECIDA COM RESPONSABILIDADE E RECONHECIMENTO, MAS AO MESMO TEMPO COMPROMETIDA EM REVER SEUS PROCESSOS A FIM DE RESPONDER A ALGUNS DESAFIOS QUE A CONTEMPORANEIDADE IMPÕE. A MUDANÇA NA FORMA DE ACESSAR O CURSO PROMOVEU MUDANÇAS NO PERFIL DOS INGRESSANTES. ESSE ESTUDO OBJETIVOU AMPLIAR AS LENTES PARA ESSE NOVO CENÁRIO, BEM COMO É OPORTUNO NUM MOMENTO EM QUE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS QUE FORMAM PSICÓLOGOS ESTÃO SENDO REVISTAS. FEZ-SE UMA AVALIAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NA UFRN JUNTO AOS ALUNOS, ALMEJANDO IDENTIFICAR PONTOS FORTES, FRACOS E SUGESTÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO RECEBIDA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE LEVANTAMENTO DE DADOS. NA COLETA DE DADOS APLICOU-SE UM INSTRUMENTO NO QUAL SE PEDIA PARA ELENCAR OS PONTOS FORTES E FRACOS DA FORMAÇÃO, BEM COMO SUGESTÕES PARA SUA MELHORIA. OS DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS E DISCUTIDOS À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. AS SUGESTÕES INCIDIRAM EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS NEGATIVOS. AS CATEGORIAS DOS PONTOS FORTES E FRACOS ELENCAM DADOS AVALIADOS POSITIVAMENTE, MAS QUE TAMBÉM TEM AVALIAÇÃO NEGATIVA. UMA CONTRADIÇÃO QUE EXPRESSA A CONCEPÇÃO DE UNIDADE DOS CONTRÁRIOS PRÓPRIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. O PROCESSO DE FORMAÇÃO É PORTANTO HISTÓRICO, CONTRADITÓRIO E ESSES CONTRÁRIOS QUE SE COMPLETAM PODEM AJUDAR A CONSTITUIR AS TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA, AVALIAÇÃO DO CURSO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID10819_03102019143056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STERPHANY LIZE DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "LIZE" "autor_email" => "sterphanylize@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58365 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5466 "inscrito_id" => 10819 "titulo" => "A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NA UFRN AVALIADA PELOS ALUNOS: UMA INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL" "resumo" => "A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA INICIOU-SE NO RIO GRANDE DO NORTE EM 1976. UMA HISTÓRIA TECIDA COM RESPONSABILIDADE E RECONHECIMENTO, MAS AO MESMO TEMPO COMPROMETIDA EM REVER SEUS PROCESSOS A FIM DE RESPONDER A ALGUNS DESAFIOS QUE A CONTEMPORANEIDADE IMPÕE. A MUDANÇA NA FORMA DE ACESSAR O CURSO PROMOVEU MUDANÇAS NO PERFIL DOS INGRESSANTES. ESSE ESTUDO OBJETIVOU AMPLIAR AS LENTES PARA ESSE NOVO CENÁRIO, BEM COMO É OPORTUNO NUM MOMENTO EM QUE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS QUE FORMAM PSICÓLOGOS ESTÃO SENDO REVISTAS. FEZ-SE UMA AVALIAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NA UFRN JUNTO AOS ALUNOS, ALMEJANDO IDENTIFICAR PONTOS FORTES, FRACOS E SUGESTÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO RECEBIDA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE LEVANTAMENTO DE DADOS. NA COLETA DE DADOS APLICOU-SE UM INSTRUMENTO NO QUAL SE PEDIA PARA ELENCAR OS PONTOS FORTES E FRACOS DA FORMAÇÃO, BEM COMO SUGESTÕES PARA SUA MELHORIA. OS DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS E DISCUTIDOS À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. AS SUGESTÕES INCIDIRAM EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS NEGATIVOS. AS CATEGORIAS DOS PONTOS FORTES E FRACOS ELENCAM DADOS AVALIADOS POSITIVAMENTE, MAS QUE TAMBÉM TEM AVALIAÇÃO NEGATIVA. UMA CONTRADIÇÃO QUE EXPRESSA A CONCEPÇÃO DE UNIDADE DOS CONTRÁRIOS PRÓPRIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. O PROCESSO DE FORMAÇÃO É PORTANTO HISTÓRICO, CONTRADITÓRIO E ESSES CONTRÁRIOS QUE SE COMPLETAM PODEM AJUDAR A CONSTITUIR AS TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA, AVALIAÇÃO DO CURSO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID10819_03102019143056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STERPHANY LIZE DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "LIZE" "autor_email" => "sterphanylize@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }