A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA INICIOU-SE NO RIO GRANDE DO NORTE EM 1976. UMA HISTÓRIA TECIDA COM RESPONSABILIDADE E RECONHECIMENTO, MAS AO MESMO TEMPO COMPROMETIDA EM REVER SEUS PROCESSOS A FIM DE RESPONDER A ALGUNS DESAFIOS QUE A CONTEMPORANEIDADE IMPÕE. A MUDANÇA NA FORMA DE ACESSAR O CURSO PROMOVEU MUDANÇAS NO PERFIL DOS INGRESSANTES. ESSE ESTUDO OBJETIVOU AMPLIAR AS LENTES PARA ESSE NOVO CENÁRIO, BEM COMO É OPORTUNO NUM MOMENTO EM QUE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS QUE FORMAM PSICÓLOGOS ESTÃO SENDO REVISTAS. FEZ-SE UMA AVALIAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NA UFRN JUNTO AOS ALUNOS, ALMEJANDO IDENTIFICAR PONTOS FORTES, FRACOS E SUGESTÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO RECEBIDA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, EXPLICATIVA E DE LEVANTAMENTO DE DADOS. NA COLETA DE DADOS APLICOU-SE UM INSTRUMENTO NO QUAL SE PEDIA PARA ELENCAR OS PONTOS FORTES E FRACOS DA FORMAÇÃO, BEM COMO SUGESTÕES PARA SUA MELHORIA. OS DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS E DISCUTIDOS À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. AS SUGESTÕES INCIDIRAM EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS NEGATIVOS. AS CATEGORIAS DOS PONTOS FORTES E FRACOS ELENCAM DADOS AVALIADOS POSITIVAMENTE, MAS QUE TAMBÉM TEM AVALIAÇÃO NEGATIVA. UMA CONTRADIÇÃO QUE EXPRESSA A CONCEPÇÃO DE UNIDADE DOS CONTRÁRIOS PRÓPRIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. O PROCESSO DE FORMAÇÃO É PORTANTO HISTÓRICO, CONTRADITÓRIO E ESSES CONTRÁRIOS QUE SE COMPLETAM PODEM AJUDAR A CONSTITUIR AS TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS.