O ARTIGO TEM COMO FOCO O ENTENDIMENTO DO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL BUSCANDO A COMPREENSÃO DE SUA FUNÇÃO TANTO EDUCACIONAL, NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS, QUANTO SOCIAL, NO QUE DIZ RESPEITO A REDUÇÃO DE DESIGUALDADE SOCIAL E INSERÇÃO DE INDIVÍDUOS NA VIDA ECONÔMICA ATIVA DO PAÍS. PARA A PESQUISA FOI UTILIZADO O MÉTODO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ONDE, POR MEIO DE CONSULTA ÀS LEIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO NO BRASIL, FOI POSSÍVEL ENTENDER A EVOLUÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL E OS ATRIBUTOS QUE ELE CARREGA. A LEITURA DE AUTORES COMO FONSECA (2010), CALDAS (2000), MOURA (2006), ENTRE OUTROS, AUXILIARAM NA TEORIA DEFENDIDA PELO ARTIGO. PELA PESQUISA CONCLUI-SE QUE O ENSINO PROFISSIONAL OU TÉCNICO PASSOU POR DIVERSAS FASES DURANTE A HISTÓRIA DO BRASIL, E DE FORMA CRESCENTE VEM ASSUMINDO UMA FUNÇÃO MUITO ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO.