Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A METAFICÇÃO COMO RECURSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE LÍNGUA E LITERATURA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL À SOMBRA DO ROMANCE BUFO & SPALLANZANI

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA E LITERATURA, METAFICÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira: propostas e reflexões
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Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Este trabalho tem por finalidade propor um estudo compartilhado entre língua e literatura a partir dos aspectos metaficcionais presentes no romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca. A utilização da metaficção enquanto recurso de ensino-aprendizagem possibilita destacar tanto a questão da autoconsciência literária na narrativa pós-moderna que, através do processo de espelhamento, nos permite refletir sobre os aspectos que compõem a natureza literária, como também expor a dimensão da leitura como um processo paralelo ao da escrita. As teorias de Eagleton (2001), Jameson (2002), Hutcheon (1984) e (1991) e Bernardo (2007) e (2010) nortearam o trabalho. Com o estudo, foi possível perceber a metaficção como um convite aos leitores para uma interpretação que reconheça aspectos da própria língua, bem como da construção do texto literário.

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