Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: POESIA, LEITURA, ESCRITA Pôster (PO) Pôster
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6044
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 515
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA                              LÚCIA, Selma da Silva Almeida Araújo(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol-UEPB)                                             Bandeira, Verônica Patrício(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol –UEPB)                                                                                                               RESUMO: Uma das características dos textos poéticos é a liberdade para jogar com as palavras, além de colocar a linguagem em cena. Visto que suas qualidades é a propriedade de dialogar com impressões, e idéias do leitor a partir das imagens; visuais, sonoras, táteis ou articuladas em torno de pensamentos e emoções. Este projeto prioriza proporcionar através da poesia, momentos de prazer no contato com a leitura e escrita. Fazendo com que os estudantes produzam seus próprios textos, usando sua criatividade, possibilitando reflexões sobre as relações entre o oral e o escrito. Podemos compreender a sua estrutura e desenvolver as habilidades despertando o interesse por literatura. Observar a sonoridade das palavras contidas nas rimas, pesquisando sobre poetas e suas obras, percebendo a entonação em cada verso, sendo capaz de recitar e produzir seus próprios poemas e compará-los a outros gêneros textuais, guiados pelas teorias de José Paulo Paes (2003) e Cecília Meireles (2008). Potencialmente, a poesia como prática de ensino, amplia o repertório poético, estimulando a variedade de experiências, formação de criticidade, autonomia e responsabilidade do autor. É um suporte que motiva as crianças e jovens, a buscar com suas curiosidades novas leituras, como processo que implica o uso da língua e a competência para produção textual.Palavras-chave: poesia, leitura, escrita"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_06_2014_22_16_35_idinscrito_515_7ce2cbd14f0a12f475ff5987be63e088.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SELMA LÚCIA DA SILVA ALMEIDA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SELMA LÚCIA"
    "autor_email" => "selmaalucia_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6044
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 515
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA                              LÚCIA, Selma da Silva Almeida Araújo(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol-UEPB)                                             Bandeira, Verônica Patrício(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol –UEPB)                                                                                                               RESUMO: Uma das características dos textos poéticos é a liberdade para jogar com as palavras, além de colocar a linguagem em cena. Visto que suas qualidades é a propriedade de dialogar com impressões, e idéias do leitor a partir das imagens; visuais, sonoras, táteis ou articuladas em torno de pensamentos e emoções. Este projeto prioriza proporcionar através da poesia, momentos de prazer no contato com a leitura e escrita. Fazendo com que os estudantes produzam seus próprios textos, usando sua criatividade, possibilitando reflexões sobre as relações entre o oral e o escrito. Podemos compreender a sua estrutura e desenvolver as habilidades despertando o interesse por literatura. Observar a sonoridade das palavras contidas nas rimas, pesquisando sobre poetas e suas obras, percebendo a entonação em cada verso, sendo capaz de recitar e produzir seus próprios poemas e compará-los a outros gêneros textuais, guiados pelas teorias de José Paulo Paes (2003) e Cecília Meireles (2008). Potencialmente, a poesia como prática de ensino, amplia o repertório poético, estimulando a variedade de experiências, formação de criticidade, autonomia e responsabilidade do autor. É um suporte que motiva as crianças e jovens, a buscar com suas curiosidades novas leituras, como processo que implica o uso da língua e a competência para produção textual.Palavras-chave: poesia, leitura, escrita"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_06_2014_22_16_35_idinscrito_515_7ce2cbd14f0a12f475ff5987be63e088.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SELMA LÚCIA DA SILVA ALMEIDA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SELMA LÚCIA"
    "autor_email" => "selmaalucia_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA LÚCIA, Selma da Silva Almeida Araújo(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol-UEPB) Bandeira, Verônica Patrício(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol –UEPB) RESUMO: Uma das características dos textos poéticos é a liberdade para jogar com as palavras, além de colocar a linguagem em cena. Visto que suas qualidades é a propriedade de dialogar com impressões, e idéias do leitor a partir das imagens; visuais, sonoras, táteis ou articuladas em torno de pensamentos e emoções. Este projeto prioriza proporcionar através da poesia, momentos de prazer no contato com a leitura e escrita. Fazendo com que os estudantes produzam seus próprios textos, usando sua criatividade, possibilitando reflexões sobre as relações entre o oral e o escrito. Podemos compreender a sua estrutura e desenvolver as habilidades despertando o interesse por literatura. Observar a sonoridade das palavras contidas nas rimas, pesquisando sobre poetas e suas obras, percebendo a entonação em cada verso, sendo capaz de recitar e produzir seus próprios poemas e compará-los a outros gêneros textuais, guiados pelas teorias de José Paulo Paes (2003) e Cecília Meireles (2008). Potencialmente, a poesia como prática de ensino, amplia o repertório poético, estimulando a variedade de experiências, formação de criticidade, autonomia e responsabilidade do autor. É um suporte que motiva as crianças e jovens, a buscar com suas curiosidades novas leituras, como processo que implica o uso da língua e a competência para produção textual.Palavras-chave: poesia, leitura, escrita

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.