O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6044 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA LÚCIA, Selma da Silva Almeida Araújo(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol-UEPB) Bandeira, Verônica Patrício(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol –UEPB) RESUMO: Uma das características dos textos poéticos é a liberdade para jogar com as palavras, além de colocar a linguagem em cena. Visto que suas qualidades é a propriedade de dialogar com impressões, e idéias do leitor a partir das imagens; visuais, sonoras, táteis ou articuladas em torno de pensamentos e emoções. Este projeto prioriza proporcionar através da poesia, momentos de prazer no contato com a leitura e escrita. Fazendo com que os estudantes produzam seus próprios textos, usando sua criatividade, possibilitando reflexões sobre as relações entre o oral e o escrito. Podemos compreender a sua estrutura e desenvolver as habilidades despertando o interesse por literatura. Observar a sonoridade das palavras contidas nas rimas, pesquisando sobre poetas e suas obras, percebendo a entonação em cada verso, sendo capaz de recitar e produzir seus próprios poemas e compará-los a outros gêneros textuais, guiados pelas teorias de José Paulo Paes (2003) e Cecília Meireles (2008). Potencialmente, a poesia como prática de ensino, amplia o repertório poético, estimulando a variedade de experiências, formação de criticidade, autonomia e responsabilidade do autor. É um suporte que motiva as crianças e jovens, a buscar com suas curiosidades novas leituras, como processo que implica o uso da língua e a competência para produção textual.Palavras-chave: poesia, leitura, escrita" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_06_2014_22_16_35_idinscrito_515_7ce2cbd14f0a12f475ff5987be63e088.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SELMA LÚCIA DA SILVA ALMEIDA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SELMA LÚCIA" "autor_email" => "selmaalucia_@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6044 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA LÚCIA, Selma da Silva Almeida Araújo(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol-UEPB) Bandeira, Verônica Patrício(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol –UEPB) RESUMO: Uma das características dos textos poéticos é a liberdade para jogar com as palavras, além de colocar a linguagem em cena. Visto que suas qualidades é a propriedade de dialogar com impressões, e idéias do leitor a partir das imagens; visuais, sonoras, táteis ou articuladas em torno de pensamentos e emoções. Este projeto prioriza proporcionar através da poesia, momentos de prazer no contato com a leitura e escrita. Fazendo com que os estudantes produzam seus próprios textos, usando sua criatividade, possibilitando reflexões sobre as relações entre o oral e o escrito. Podemos compreender a sua estrutura e desenvolver as habilidades despertando o interesse por literatura. Observar a sonoridade das palavras contidas nas rimas, pesquisando sobre poetas e suas obras, percebendo a entonação em cada verso, sendo capaz de recitar e produzir seus próprios poemas e compará-los a outros gêneros textuais, guiados pelas teorias de José Paulo Paes (2003) e Cecília Meireles (2008). Potencialmente, a poesia como prática de ensino, amplia o repertório poético, estimulando a variedade de experiências, formação de criticidade, autonomia e responsabilidade do autor. É um suporte que motiva as crianças e jovens, a buscar com suas curiosidades novas leituras, como processo que implica o uso da língua e a competência para produção textual.Palavras-chave: poesia, leitura, escrita" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_06_2014_22_16_35_idinscrito_515_7ce2cbd14f0a12f475ff5987be63e088.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SELMA LÚCIA DA SILVA ALMEIDA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SELMA LÚCIA" "autor_email" => "selmaalucia_@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }