ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO SÃO REALIZADAS AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DENTRO DOS AMBIENTES NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ASSIM, COMO OBJETIVO ESPECÍFICO OBSERVAR DE QUE MANEIRA É APLICADA NO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PORTANTO, PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO DESTE ARTIGO, FORAM ESSÊNCIAS AUTORES COMO:), EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G, FILIPPINI, TIZZIANA (1999), GIL (2002), MALAGUZZI (1991), OLIVEIRA (2002), PRADANOV (2013) E DOCUMENTOS COMO BRASIL (2018), MEC (2019. A METODOLOGIA PARA A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI UMA PESQUISA BÁSICA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, DESCRITIVO, QUALITATIVO. UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DO TIPO INFORMAL. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS PARA CINCO PROFESSORAS DO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DA CIDADE DE PONTA GROSSA. DE MODO CONCLUSIVO, A DIVISÃO DE ESPAÇOS SEGUNDO A PROPOSTA DE REGGIO EMILIA, TORNA A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. UMA VEZ QUE, ESSES AMBIENTES SÃO PENSADOS INTENCIONALMENTE DE FORMA A PROPORCIONAR A INTERAÇÃO DA CRIANÇA E SEU PROTAGONISMO NA CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO CONHECIMENTO.