Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A COORDENAÇÃO E A SUBORDINAÇÃO NO ENSINO DE GRAMÁTICA NAS ESCOLAS

Palavra-chaves: SUBORDINAÇÃO, COORDENAÇÃO, GRAMÁTICA NORMATIVA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS PRINCIPAIS: 1º MELHORAR AS FORMAS DE DISTINÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO; 2º DIALOGAR SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO GRAMATICAL E A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA. CENTRALIZAREMOS A ANÁLISE NUM CASO QUE HISTORICAMENTE TEM SIDO PROBLEMÁTICO NO ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: AS ORAÇÕES CAUSAIS DE TEOR EXPLICATIVO, AQUI SERÃO EXPLICITADAS QUE EXISTEM RAZÕES SINTÁTICAS PARA DESCONSIDERÁ-LAS NAS ESTRUTURAS DE COORDENAÇÃO. COM ISSO PODEMOS INFERIR QUE AS FRASES COORDENADAS DIFEREM ESTRUTURALMENTE DAS ADVERBIAIS. PROCURAREMOS TAMBÉM DEMONSTRAR AQUI QUE A NATUREZA AMBÍGUA E A FORMA DE ENSINO VOLTADA PARA A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS ESTRUTURAIS E GRAMATICAIS NAS ESCOLAS PROPICIAM UM ENSINO DEFASADO E SEM APORTE PARA UMA VISÃO LINGÜÍSTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA. UTILIZAREMOS COMO APORTE TEÓRICO CARONE (2008), CUNHA E CINTRA (1984) E BECHARA (2001).

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