A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DAS OFICINAS DE LETRAMENTO PARA AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58148 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2089 "inscrito_id" => 11458 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DAS OFICINAS DE LETRAMENTO PARA AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O EXERCÍCIO DA LEITURA E DA ESCRITA DEVE SER CONSTANTE NA VIDA DOS ESTUDANTES E VISTO POR ELES COMO ALGO IMPORTANTE E PRAZEROSO. NO ENTANTO, ALGUNS DISCENTES NÃO DEMONSTRAM INTERESSE EM PARTICIPAR DE ATIVIDADES QUE DEMANDAM O ATO DE LER E ESCREVER. A PARTIR DESTA PROBLEMÁTICA, SURGIU A ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO QUE APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA REALIZADA, POR MEIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DE OFICINAS DE LETRAMENTO (CABRAL, 2016), NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE, COM ALUNOS DE UMA TURMA DO 9º ANO. METODOLOGICAMENTE, ADOTA AS ORIENTAÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO, DE NATUREZA QUALITATIVA. TEORICAMENTE, FUNDAMENTA-SE NAS IDEIAS DE AUTORES COMO CABRAL (2016), COSSON (2018) E MARCUSCHI (2007) PRINCIPALMENTE, QUE CONSIDERAM A LEITURA E A ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS. O ESTUDO MOSTRA QUE O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS OFICINAS DE LETRAMENTO PROPORCIONARAM AOS ALUNOS AULAS MAIS ATRATIVAS E DINÂMICAS, PROMOVENDO A INTERAÇÃO DELES E UMA NOVA VISÃO, AGRADÁVEL E POSITIVA, DO ATO DE LER E ESCREVER. ALÉM DISSO, CONSTATA-SE QUE OS DISCENTES FICARAM ENTUSIASMADOS PELA LITERATURA, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS RELEVANTES À FORMAÇÃO SOCIAL CRÍTICA E CONSCIENTE DO PAPEL SOCIAL DELES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, LETRAMENTO LITERÁRIO, OFICINAS DE LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11458_15082019161306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE CARVALHO ROCHA" "autor_nome_curto" => "JAMILLE ROCHA" "autor_email" => "JAMILLE.UAB@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58148 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2089 "inscrito_id" => 11458 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DAS OFICINAS DE LETRAMENTO PARA AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O EXERCÍCIO DA LEITURA E DA ESCRITA DEVE SER CONSTANTE NA VIDA DOS ESTUDANTES E VISTO POR ELES COMO ALGO IMPORTANTE E PRAZEROSO. NO ENTANTO, ALGUNS DISCENTES NÃO DEMONSTRAM INTERESSE EM PARTICIPAR DE ATIVIDADES QUE DEMANDAM O ATO DE LER E ESCREVER. A PARTIR DESTA PROBLEMÁTICA, SURGIU A ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO QUE APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA REALIZADA, POR MEIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DE OFICINAS DE LETRAMENTO (CABRAL, 2016), NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE, COM ALUNOS DE UMA TURMA DO 9º ANO. METODOLOGICAMENTE, ADOTA AS ORIENTAÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO, DE NATUREZA QUALITATIVA. TEORICAMENTE, FUNDAMENTA-SE NAS IDEIAS DE AUTORES COMO CABRAL (2016), COSSON (2018) E MARCUSCHI (2007) PRINCIPALMENTE, QUE CONSIDERAM A LEITURA E A ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS. O ESTUDO MOSTRA QUE O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS OFICINAS DE LETRAMENTO PROPORCIONARAM AOS ALUNOS AULAS MAIS ATRATIVAS E DINÂMICAS, PROMOVENDO A INTERAÇÃO DELES E UMA NOVA VISÃO, AGRADÁVEL E POSITIVA, DO ATO DE LER E ESCREVER. ALÉM DISSO, CONSTATA-SE QUE OS DISCENTES FICARAM ENTUSIASMADOS PELA LITERATURA, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS RELEVANTES À FORMAÇÃO SOCIAL CRÍTICA E CONSCIENTE DO PAPEL SOCIAL DELES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, LETRAMENTO LITERÁRIO, OFICINAS DE LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11458_15082019161306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE CARVALHO ROCHA" "autor_nome_curto" => "JAMILLE ROCHA" "autor_email" => "JAMILLE.UAB@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }