A LEITURA DO CONTO EM SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA Mariana Nunes Ribeiro de Farias O relato proposto descreve e reflete acerca da recepção do conto “O tempo em que Dona Eulália foi feliz”, de Maria Valéria Rezende. A experiência ocorreu numa turma do 2º ano médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande-Pb. Concernente a intervenção e análise, optamos por um aporte teórico afinado com a teoria recepcional de Hans Robert Jauss, bem como a Metodologia Recepcional criada por Bordini e Aguiar e a teoria dos efeitos estéticos de Iser (1996). Nesse percurso, a leitura compartilhada (COLOMER,2007) possibilitou que os alunos, face ao texto literário, construíssem a significação do conto, bem como corroborou para refletirmos- enquanto professores e pesquisadores- acerca das contribuições da experiência estética de Jauss por meio das categorias de Katharsis, Poiesis e Aisthesis ( NÓBREGA,2011).