A experiência prática em sala de aula é de importância fundamental para a formação do docente. Mas para a formação aprofundada desse profissional, é preciso que a experiência junto aos alunos aconteça tanto no ensino de Língua Portuguesa quanto ao ensino de Literatura, sempre atentando para as especificidades que cada uma dessas áreas demanda. O presente Relato de Experiência refere-se à disciplina de Estágio Ensino de Literatura: ensino fundamental do curso de graduação em Licenciatura em Letras – Português da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, pensando na relação entre teoria e prática, é parte constituinte do PPC do curso de Letras a atividade prática, materializada pela experiência de estágio. O trabalho em questão é dedicado ao período de regência das alunas-autoras em uma escola estadual de ensino fundamental e médio, situada na cidade de Campina Grande. Esse período de prática na escola foi realizado nos dias 24 e 26 de fevereiro e também no dia 10 de março, do ano de 2014. Esses três dias de atividades aconteceram no período matutino através da participação dos alunos no curso piloto Literarte dedicado aos alunos do 7° ao 9° anos. A partir de tal experiênci este relato tem como objetivo principal discutir o ensino da Literatura de Cordel em sala de aula. Também almejamos analisar o trabalho realizado junto aos alunos, atentando para a maneira como as atividades foram desenvolvidas e a recepção dos alunos. A partir desses objetivos, somos levados a refletir sobre diversas questões quanto ao ensino da literatura na escola: O que devemos priorizar para o trabalho da literatura na sala de aula, o trabalho com os grandes cânones da literatura, ou o trabalho com obras mais populares? Ao ensinar literatura, estamos tentando ensinar o aluno a gostar de ler? Ao pensarmos sobre as questões anteriormente apresentadas podemos compreender a complexidade sobre o ensinar da literatura. A fim de atender aos objetivos e questionamentos previamente elencados, nos fundamentaremos nos preceitos de Cosson (2013) e Guimarães (2012), autores estes que discorrem sobre o desafio de ensinar literatura e da formação do professor de literatura. Para adentrarmos no estudo específico no ensino de literatura de cordel, nos respaldaremos nas teorias de Galvão (2001), Magalhães (2005), Pinheiro (2001). E para complementarmos nossas reflexões, contamos também com os apontamentos do PCN (1998) atentando para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica, entre outros.