PASSOS, Mírian Souza et al.. Desafios da docência no ensino superior e suas possibilidades. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59809>. Acesso em: 23/12/2024 05:27
O ÂMBITO SUPERIOR TEM SE TORNADO OBJETO PERTINENTE DE ESTUDOS, POR CONTA DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFISSIONAIS DOCENTES DURANTE O EXERCÍCIO DO SEU MAGISTÉRIO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É COMPREENDER OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR DOCENTES AO EXERCER SUAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR E APRESENTAR POSSIBILIDADES QUE POSSAM SUPRIR ESSA REALIDADE. O PROCEDIMENTO TÉCNICO UTILIZADO NESSE TRABALHO CONSISTIU EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NORTEADA POR LIVROS, ARTIGOS E PELA WEB (GOOGLE). CONSISTIU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. FORAM CONSIDERADOS TRÊS DESAFIOS: (1) DIFICULDADES NA FORMAÇÃO QUANTO A GRADUAÇÃO- IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR; (2) CARÊNCIA DE CONTROLE DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR; (3) PRODUÇÃO ACADÊMICA NA MODERNIDADE. COM O QUE FOI EXPOSTO NO TRABALHO, É CLARA A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR, A QUALIDADE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO, BEM COMO O BOM DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS INGRESSANTES E O ATRELAMENTO DE DOCÊNCIA E PESQUISA, DANDO A AMBAS A MESMA RELEVÂNCIA, PARA QUE DESSA FORMA SEJA ALCANÇADA A TÃO ALMEJADA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.