O PRESENTE TRABALHO É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO E METODOLOGIA DE ENSINO COM CONFECÇÃO DE UM PRODUTO PEDAGÓGICO CHAMADO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA (FAD). O FAD É UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO SEGUINDO AS DIRETRIZES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PRESENTES NO PCNEM E PCNEM+ , É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE AULA POR ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, TEM SEU ENFOQUE NA REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR PELO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO NAS AULAS E DA PRESENTE E CONSTANTE PREOCUPAÇÃO DE LECIONAR PARA O ALUNO E NÃO APENAS COM O OBJETIVO DE TÉRMINO DO CONTEÚDO. SUA METODOLOGIA TEM FUNDAMENTAÇÃO BASEADA NAS PREMISSAS DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET E AUSUBEL NO TOCANTE AO PROTAGONISMO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NOS ENSINAMENTOS E INCENTIVOS DE MOREIRA E SUAS INIGUALÁVEIS EXEMPLIFICAÇÕES, EM ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES LIMITES, NO ZONEAMENTO CONCEITUAL DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PROPOSTA POR MORTIMER E NA IMENSA VALIA DOS PENSAMENTOS SOBRE PLANEJAMENTO CONSTANTES NA OBRA DE MOREIRA E NA OBRA DE MORRETO. COMO RESULTADO DE SUA IMPLANTAÇÃO, TEM-SE UMA FORTE REDUÇÃO NO TOCANTE AO FRACASSO ESCOLAR , MENOS DE 4%, DEVIDO AO AUMENTO DO SENTIMENTO DE PERTINÊNCIA DO ALUNO DURANTE A APLICAÇÃO DO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA. CONCLUI-SE QUE A DEVIDA ATENÇÃO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ASSIM COMO NAS DIFICULDADES INERENTES AOS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS DURANTE A FASE DE PLANEJAMENTO DAS AULAS, FAZ TOTAL DIFERENÇA NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO O QUE LEVA, CONJUNTAMENTE, A UMA REDUÇÃO NO FRACASSO ESCOLAR.