Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FAD – FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO UNINDO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Palavra-chaves: METODOLOGIA DE ENSINO, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60490
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1764
    "inscrito_id" => 9914
    "titulo" => "FAD – FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO UNINDO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO E METODOLOGIA DE ENSINO COM CONFECÇÃO DE UM PRODUTO PEDAGÓGICO CHAMADO  FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA (FAD). O FAD É UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO SEGUINDO AS DIRETRIZES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PRESENTES NO PCNEM E PCNEM+ ,  É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE AULA POR ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, TEM SEU ENFOQUE NA REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR PELO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO NAS AULAS  E DA PRESENTE E CONSTANTE PREOCUPAÇÃO DE LECIONAR PARA O ALUNO E NÃO APENAS COM O OBJETIVO DE TÉRMINO DO CONTEÚDO. SUA METODOLOGIA TEM FUNDAMENTAÇÃO BASEADA NAS  PREMISSAS DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET E AUSUBEL NO TOCANTE AO PROTAGONISMO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NOS ENSINAMENTOS E INCENTIVOS DE MOREIRA E SUAS INIGUALÁVEIS EXEMPLIFICAÇÕES, EM ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES LIMITES,  NO ZONEAMENTO CONCEITUAL DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PROPOSTA POR MORTIMER E NA IMENSA VALIA DOS PENSAMENTOS SOBRE PLANEJAMENTO CONSTANTES NA OBRA DE MOREIRA  E NA  OBRA DE  MORRETO. COMO RESULTADO DE SUA IMPLANTAÇÃO, TEM-SE UMA FORTE REDUÇÃO NO TOCANTE AO FRACASSO ESCOLAR , MENOS DE 4%, DEVIDO AO AUMENTO DO SENTIMENTO DE PERTINÊNCIA DO ALUNO DURANTE A APLICAÇÃO DO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA. CONCLUI-SE QUE A DEVIDA ATENÇÃO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ASSIM COMO NAS DIFICULDADES INERENTES AOS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS DURANTE A FASE DE PLANEJAMENTO DAS AULAS, FAZ TOTAL DIFERENÇA NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO O QUE  LEVA, CONJUNTAMENTE, A UMA REDUÇÃO NO FRACASSO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9914_14082019231820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ PEREIRA DE LUCENA NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ NETO"
    "autor_email" => "fisicaluizneto@gmail.com"
    "autor_ies" => "CMR - COLÉGIO MILITAR DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60490
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1764
    "inscrito_id" => 9914
    "titulo" => "FAD – FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO UNINDO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO E METODOLOGIA DE ENSINO COM CONFECÇÃO DE UM PRODUTO PEDAGÓGICO CHAMADO  FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA (FAD). O FAD É UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO SEGUINDO AS DIRETRIZES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PRESENTES NO PCNEM E PCNEM+ ,  É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE AULA POR ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, TEM SEU ENFOQUE NA REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR PELO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO NAS AULAS  E DA PRESENTE E CONSTANTE PREOCUPAÇÃO DE LECIONAR PARA O ALUNO E NÃO APENAS COM O OBJETIVO DE TÉRMINO DO CONTEÚDO. SUA METODOLOGIA TEM FUNDAMENTAÇÃO BASEADA NAS  PREMISSAS DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET E AUSUBEL NO TOCANTE AO PROTAGONISMO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NOS ENSINAMENTOS E INCENTIVOS DE MOREIRA E SUAS INIGUALÁVEIS EXEMPLIFICAÇÕES, EM ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES LIMITES,  NO ZONEAMENTO CONCEITUAL DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PROPOSTA POR MORTIMER E NA IMENSA VALIA DOS PENSAMENTOS SOBRE PLANEJAMENTO CONSTANTES NA OBRA DE MOREIRA  E NA  OBRA DE  MORRETO. COMO RESULTADO DE SUA IMPLANTAÇÃO, TEM-SE UMA FORTE REDUÇÃO NO TOCANTE AO FRACASSO ESCOLAR , MENOS DE 4%, DEVIDO AO AUMENTO DO SENTIMENTO DE PERTINÊNCIA DO ALUNO DURANTE A APLICAÇÃO DO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA. CONCLUI-SE QUE A DEVIDA ATENÇÃO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ASSIM COMO NAS DIFICULDADES INERENTES AOS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS DURANTE A FASE DE PLANEJAMENTO DAS AULAS, FAZ TOTAL DIFERENÇA NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO O QUE  LEVA, CONJUNTAMENTE, A UMA REDUÇÃO NO FRACASSO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9914_14082019231820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ PEREIRA DE LUCENA NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ NETO"
    "autor_email" => "fisicaluizneto@gmail.com"
    "autor_ies" => "CMR - COLÉGIO MILITAR DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO E METODOLOGIA DE ENSINO COM CONFECÇÃO DE UM PRODUTO PEDAGÓGICO CHAMADO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA (FAD). O FAD É UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO SEGUINDO AS DIRETRIZES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PRESENTES NO PCNEM E PCNEM+ , É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE AULA POR ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, TEM SEU ENFOQUE NA REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR PELO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO NAS AULAS E DA PRESENTE E CONSTANTE PREOCUPAÇÃO DE LECIONAR PARA O ALUNO E NÃO APENAS COM O OBJETIVO DE TÉRMINO DO CONTEÚDO. SUA METODOLOGIA TEM FUNDAMENTAÇÃO BASEADA NAS PREMISSAS DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET E AUSUBEL NO TOCANTE AO PROTAGONISMO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NOS ENSINAMENTOS E INCENTIVOS DE MOREIRA E SUAS INIGUALÁVEIS EXEMPLIFICAÇÕES, EM ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES LIMITES, NO ZONEAMENTO CONCEITUAL DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PROPOSTA POR MORTIMER E NA IMENSA VALIA DOS PENSAMENTOS SOBRE PLANEJAMENTO CONSTANTES NA OBRA DE MOREIRA E NA OBRA DE MORRETO. COMO RESULTADO DE SUA IMPLANTAÇÃO, TEM-SE UMA FORTE REDUÇÃO NO TOCANTE AO FRACASSO ESCOLAR , MENOS DE 4%, DEVIDO AO AUMENTO DO SENTIMENTO DE PERTINÊNCIA DO ALUNO DURANTE A APLICAÇÃO DO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA. CONCLUI-SE QUE A DEVIDA ATENÇÃO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ASSIM COMO NAS DIFICULDADES INERENTES AOS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS DURANTE A FASE DE PLANEJAMENTO DAS AULAS, FAZ TOTAL DIFERENÇA NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO O QUE LEVA, CONJUNTAMENTE, A UMA REDUÇÃO NO FRACASSO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.