FAD – FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO UNINDO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60490 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 9914 "titulo" => "FAD – FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO UNINDO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO E METODOLOGIA DE ENSINO COM CONFECÇÃO DE UM PRODUTO PEDAGÓGICO CHAMADO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA (FAD). O FAD É UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO SEGUINDO AS DIRETRIZES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PRESENTES NO PCNEM E PCNEM+ , É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE AULA POR ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, TEM SEU ENFOQUE NA REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR PELO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO NAS AULAS E DA PRESENTE E CONSTANTE PREOCUPAÇÃO DE LECIONAR PARA O ALUNO E NÃO APENAS COM O OBJETIVO DE TÉRMINO DO CONTEÚDO. SUA METODOLOGIA TEM FUNDAMENTAÇÃO BASEADA NAS PREMISSAS DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET E AUSUBEL NO TOCANTE AO PROTAGONISMO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NOS ENSINAMENTOS E INCENTIVOS DE MOREIRA E SUAS INIGUALÁVEIS EXEMPLIFICAÇÕES, EM ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES LIMITES, NO ZONEAMENTO CONCEITUAL DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PROPOSTA POR MORTIMER E NA IMENSA VALIA DOS PENSAMENTOS SOBRE PLANEJAMENTO CONSTANTES NA OBRA DE MOREIRA E NA OBRA DE MORRETO. COMO RESULTADO DE SUA IMPLANTAÇÃO, TEM-SE UMA FORTE REDUÇÃO NO TOCANTE AO FRACASSO ESCOLAR , MENOS DE 4%, DEVIDO AO AUMENTO DO SENTIMENTO DE PERTINÊNCIA DO ALUNO DURANTE A APLICAÇÃO DO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA. CONCLUI-SE QUE A DEVIDA ATENÇÃO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ASSIM COMO NAS DIFICULDADES INERENTES AOS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS DURANTE A FASE DE PLANEJAMENTO DAS AULAS, FAZ TOTAL DIFERENÇA NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO O QUE LEVA, CONJUNTAMENTE, A UMA REDUÇÃO NO FRACASSO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9914_14082019231820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ PEREIRA DE LUCENA NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ NETO" "autor_email" => "fisicaluizneto@gmail.com" "autor_ies" => "CMR - COLÉGIO MILITAR DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60490 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 9914 "titulo" => "FAD – FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO UNINDO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO E METODOLOGIA DE ENSINO COM CONFECÇÃO DE UM PRODUTO PEDAGÓGICO CHAMADO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA (FAD). O FAD É UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO SEGUINDO AS DIRETRIZES ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PRESENTES NO PCNEM E PCNEM+ , É UMA SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE AULA POR ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, TEM SEU ENFOQUE NA REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR PELO SENTIMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO NAS AULAS E DA PRESENTE E CONSTANTE PREOCUPAÇÃO DE LECIONAR PARA O ALUNO E NÃO APENAS COM O OBJETIVO DE TÉRMINO DO CONTEÚDO. SUA METODOLOGIA TEM FUNDAMENTAÇÃO BASEADA NAS PREMISSAS DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET E AUSUBEL NO TOCANTE AO PROTAGONISMO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, NOS ENSINAMENTOS E INCENTIVOS DE MOREIRA E SUAS INIGUALÁVEIS EXEMPLIFICAÇÕES, EM ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES LIMITES, NO ZONEAMENTO CONCEITUAL DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PROPOSTA POR MORTIMER E NA IMENSA VALIA DOS PENSAMENTOS SOBRE PLANEJAMENTO CONSTANTES NA OBRA DE MOREIRA E NA OBRA DE MORRETO. COMO RESULTADO DE SUA IMPLANTAÇÃO, TEM-SE UMA FORTE REDUÇÃO NO TOCANTE AO FRACASSO ESCOLAR , MENOS DE 4%, DEVIDO AO AUMENTO DO SENTIMENTO DE PERTINÊNCIA DO ALUNO DURANTE A APLICAÇÃO DO FOLHETO DE APLICAÇÃO DIDÁTICA. CONCLUI-SE QUE A DEVIDA ATENÇÃO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ASSIM COMO NAS DIFICULDADES INERENTES AOS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS DURANTE A FASE DE PLANEJAMENTO DAS AULAS, FAZ TOTAL DIFERENÇA NO SENTIMENTO DE INCLUSÃO O QUE LEVA, CONJUNTAMENTE, A UMA REDUÇÃO NO FRACASSO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9914_14082019231820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ PEREIRA DE LUCENA NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ NETO" "autor_email" => "fisicaluizneto@gmail.com" "autor_ies" => "CMR - COLÉGIO MILITAR DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }