O PRESENTE TRABALHO ABORDA O USO DE ANALOGIAS E SUAS VANTAGENS NO ENSINO E APRENDIZAGEM, ALÉM DA SUA ASSOCIAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE VÍDEOS. ENFATIZANDO-AS COMO UMA FORTE METODOLOGIA PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A ENSINAREM A SI MESMOS COM A ORIENTAÇÃO DO EDUCADOR. NOVA INTERFACE DA PEDAGOGIA, ONDE O PAPEL DO PROFESSOR ULTRAPASSA O CONCEITO DO DETENTOR ABSOLUTO DO CONHECIMENTO, E INCENTIVA OS ALUNOS A USUFRUÍREM DE NOVOS MEIOS E MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE TRABALHOS, PRINCIPALMENTE COM A TECNOLOGIA TÃO PRESENTE EM SEUS COTIDIANOS. RELATANDO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) NO CAMPUS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI), A PARTIR DAS PRÁTICAS REALIZADAS NA DISCIPLINA BIOLOGIA MOLECULAR, COM A UTILIZAÇÃO DE ARGUMENTOS ANÁLOGOS E DESENVOLVIMENTO AUDIOVISUAL COM AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PELOS ESTUDANTES.