ESSE ARTIGO TRATA DO PLANEJAMENTO DOCENTE COMO FERRAMENTA PARA O PROFESSOR NO MOMENTO EM QUE
MINISTRA SUA AULA. JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE ABRANGER AS CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO E O
AUXILIO QUE AS MESMAS PROPORCIONAM PARA A PRÁTICA DO EDUCADOR EM SALA DE AULA. DIANTE DESSE
CONTEXTO, ELABORAMOS A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: COMO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO SUBSIDIA A PRÁTICA DE
REGÊNCIA DOS PIBIDIANOS? PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA SEGUIMOS O OBJETIVO DE COMPREENDER AS
DIMENSÕES QUE CERCAM O PLANEJAMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA PARTICIPANTE QUE
ENVOLVE A INSTITUIÇÃO PESQUISADA NOS MÉTODOS EMPÍRICOS DOS ESTUDOS. OS TEÓRICOS OBSERVADOS FORAM
FARIAS E ET AL (2014) FOCO PRINCIPAL NESSA PESQUISA, E OS DEMAIS MONTANDON (2012), PEREIRA E OLIVEIRA
(2018), CASTRO E ET AL (2008), FREIRE (1996; 2018) E PERRENOUD (2008). COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS
QUE O PLANEJAMENTO APESAR DE SER UM ATO QUE ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO AINDA NECESSITA QUE HAJA UMA
REFLEXÃO SOBRE SUA PRÁTICA. CONSIDERAMOS ESSE ARTIGO RELEVANTE NA MEDIDA EM QUE ENTENDEMOS A
DIFICULDADE QUE MUITOS PIBIDIANOS TÊM EM ADOTAR O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA PARA O
DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL.