ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A INSERÇÃO DA PESQUISA COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), FOMENTADO PELA CAPES E GERIDO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). AS AÇÕES DESCRITAS FORAM DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID, EM IPIAÚ (BA), E ESTÃO RELACIONADAS AO SUBPROJETO "O ENSINO PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR DA ÁREA DE LETRAS", O QUAL SE FUNDAMENTA NA CONCEPÇÃO DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E CIENTÍFICO (DEMO, 2006 E 2007), TENDO EM VISTA A INVESTIGAÇÃO DA E NA PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO ÀS HABILIDADES DE ESTUDO E PESQUISA. PARA ESTE ESTUDO, ANALISA-SE QUALITATIVAMENTE O RELATO DOS SUPERVISORES, A RESPEITO DAS PRÁTICAS INSERIDAS NO SEU PLANEJAMENTO E DESENVOLVIDAS EM COLABORAÇÃO COM OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM TURMAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALÉM DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE PEDRO DEMO (2006 E 2007), RECORREU-SE TAMBÉM AOS ESTUDOS DE BAGNO (2007), LÜDKE E BOING (2012), GOMES, A. S. ET AL. (2015), FAGUNDES (2016), CAMARGO E FAUSTO (2018), BACICH E MORAN (2018), DENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM QUE A PESQUISA ALIADA A METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA POSSIBILITA O PROTAGONISMO JUVENIL E CONSTITUI ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA PARA MOBILIZAR OS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS.