O ESTUDO SE BASEIA NA INVESTIGAÇÃO DO DOMÍNIO DAS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (2017), PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM ENFOQUE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA A PARTIR DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR O DOMÍNIO DAS HABILIDADES DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM ENFOQUE NOS CONHECIMENTOS QUÍMICOS, A PARTIR DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. O ESTUDO APRESENTA ABORDAGEM DESCRITIVA, DE NATUREZA QUANTITATIVA E CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE CAMPO. PARTICIPARAM COMO SUJEITOS DO ESTUDO 66 ESTUDANTES DO 1º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE GLÓRIA DO GOITÁ – PE. AOS SUJEITOS FOI APLICADO DE MODO ANÔNIMO UM QUESTIONÁRIO COM 10 QUESTÕES DE QUÍMICA, SENDO 9 DE MÚLTIPLA ESCOLHA E UMA DISCURSIVA. OS DADOS FORAM ANALISADOS NO EXCEL DA MICROSOFT® E APRESENTADOS EM FORMA DE GRÁFICOS. DIANTE DA REALIZAÇÃO DO ESTUDO É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A MAIORIA DAS HABILIDADES ANALISADAS NÃO FORAM COMPREENDIDAS PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES, EVIDENCIANDO ASSIM QUE A BNCC (2017) PRECISA SER MELHOR EXECUTADA NAS ESCOLAS.