A TEMÁTICA DO ENSINO DA QUÍMICA É PRIORITARIAMENTE VOLTADA PARA ELEMENTOS VISUAIS QUE DITAM E NOS FAZEM COMPREENDER INTEGRALMENTE A MATÉRIA. ENTRETANTO, AO TOMARMOS ESTA ALUSÃO COMO FATO, ENTENDEMOS E CONCLUÍMOS QUE NEM TODOS OS ESTUDANTES PODEM SER CONTEMPLADOS COM ESTA METODOLOGIA, CASO DAQUELES QUE NÃO POSSUEM OU TEM CAPACIDADE VISUAL LIMITADA. DESTA FORMA, É EVIDENTE A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE INTENCIONEM IDEALIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA QUE HAJA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMO MEIO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO REGULAR CONJUNTAMENTE A ANÁLISE DE COMO ESTÁ SE SEGUINDO O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO QUANTO À UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO BASEADO NO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE”. É PERCEPTÍVEL QUE AS DIFICULDADES DESTES ALUNOS CONCENTRAM-SE PRINCIPALMENTE NA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS VISUAIS E NO FATO DE QUE O MÉTODO CONVENCIONAL UTILIZADO PELOS PROFESSORES NÃO É CONSIDERADO EFICAZ NA CONJUNTURA ATUAL. O ALUNO BENEFICIÁRIO DOS MATERIAIS AFIRMA QUE SENTE NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E INDIVIDUAL EM DECORRÊNCIA DO FATO DE NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE ACESSO A UM SISTEMA QUE LHE BENEFICIASSE. PARA A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO, O ALUNO UTILIZOU NÃO SÓ DO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE” COMO TAMBÉM TEVE A PRESENÇA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE DERAM SUPORTE TANTO AO ALUNO QUANTO AO PROFESSOR, FATOR ESSENCIAL PARA UMA INCLUSÃO EDUCACIONAL EFETIVA.