Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESCALA DE PH À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, EQUILÍBRIO IÔNICO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) AT 04: Química
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57886
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 1199
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESCALA DE PH À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "A TEMÁTICA DO ENSINO DA QUÍMICA É PRIORITARIAMENTE VOLTADA PARA ELEMENTOS VISUAIS QUE DITAM E NOS FAZEM COMPREENDER INTEGRALMENTE A MATÉRIA. ENTRETANTO, AO TOMARMOS ESTA ALUSÃO COMO FATO, ENTENDEMOS E CONCLUÍMOS QUE NEM TODOS OS ESTUDANTES PODEM SER CONTEMPLADOS COM ESTA METODOLOGIA, CASO DAQUELES QUE NÃO POSSUEM OU TEM CAPACIDADE VISUAL LIMITADA. DESTA FORMA, É EVIDENTE A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE INTENCIONEM IDEALIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA QUE HAJA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMO MEIO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO REGULAR CONJUNTAMENTE A ANÁLISE DE COMO ESTÁ SE SEGUINDO O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO QUANTO À UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO BASEADO NO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE”. É PERCEPTÍVEL QUE AS DIFICULDADES DESTES ALUNOS CONCENTRAM-SE PRINCIPALMENTE NA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS VISUAIS E NO FATO DE QUE O MÉTODO CONVENCIONAL UTILIZADO PELOS PROFESSORES NÃO É CONSIDERADO EFICAZ NA CONJUNTURA ATUAL. O ALUNO BENEFICIÁRIO DOS MATERIAIS AFIRMA QUE SENTE NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E INDIVIDUAL EM DECORRÊNCIA DO FATO DE NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE ACESSO A UM SISTEMA QUE LHE BENEFICIASSE. PARA A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO, O ALUNO UTILIZOU NÃO SÓ DO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE” COMO TAMBÉM TEVE A PRESENÇA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE DERAM SUPORTE TANTO AO ALUNO QUANTO AO PROFESSOR, FATOR ESSENCIAL PARA UMA INCLUSÃO EDUCACIONAL EFETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Química"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, EQUILÍBRIO IÔNICO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA41_ID1199_15072019135150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-19 14:36:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA VITAL RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA VITAL"
    "autor_email" => "mariafernandavital@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA-IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57886
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 1199
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESCALA DE PH À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "A TEMÁTICA DO ENSINO DA QUÍMICA É PRIORITARIAMENTE VOLTADA PARA ELEMENTOS VISUAIS QUE DITAM E NOS FAZEM COMPREENDER INTEGRALMENTE A MATÉRIA. ENTRETANTO, AO TOMARMOS ESTA ALUSÃO COMO FATO, ENTENDEMOS E CONCLUÍMOS QUE NEM TODOS OS ESTUDANTES PODEM SER CONTEMPLADOS COM ESTA METODOLOGIA, CASO DAQUELES QUE NÃO POSSUEM OU TEM CAPACIDADE VISUAL LIMITADA. DESTA FORMA, É EVIDENTE A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE INTENCIONEM IDEALIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA QUE HAJA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMO MEIO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO REGULAR CONJUNTAMENTE A ANÁLISE DE COMO ESTÁ SE SEGUINDO O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO QUANTO À UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO BASEADO NO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE”. É PERCEPTÍVEL QUE AS DIFICULDADES DESTES ALUNOS CONCENTRAM-SE PRINCIPALMENTE NA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS VISUAIS E NO FATO DE QUE O MÉTODO CONVENCIONAL UTILIZADO PELOS PROFESSORES NÃO É CONSIDERADO EFICAZ NA CONJUNTURA ATUAL. O ALUNO BENEFICIÁRIO DOS MATERIAIS AFIRMA QUE SENTE NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E INDIVIDUAL EM DECORRÊNCIA DO FATO DE NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE ACESSO A UM SISTEMA QUE LHE BENEFICIASSE. PARA A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO, O ALUNO UTILIZOU NÃO SÓ DO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE” COMO TAMBÉM TEVE A PRESENÇA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE DERAM SUPORTE TANTO AO ALUNO QUANTO AO PROFESSOR, FATOR ESSENCIAL PARA UMA INCLUSÃO EDUCACIONAL EFETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Química"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO DE QUÍMICA, EQUILÍBRIO IÔNICO, RECURSOS DIDÁTICOS, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA41_ID1199_15072019135150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-19 14:36:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA VITAL RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA VITAL"
    "autor_email" => "mariafernandavital@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA-IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

A TEMÁTICA DO ENSINO DA QUÍMICA É PRIORITARIAMENTE VOLTADA PARA ELEMENTOS VISUAIS QUE DITAM E NOS FAZEM COMPREENDER INTEGRALMENTE A MATÉRIA. ENTRETANTO, AO TOMARMOS ESTA ALUSÃO COMO FATO, ENTENDEMOS E CONCLUÍMOS QUE NEM TODOS OS ESTUDANTES PODEM SER CONTEMPLADOS COM ESTA METODOLOGIA, CASO DAQUELES QUE NÃO POSSUEM OU TEM CAPACIDADE VISUAL LIMITADA. DESTA FORMA, É EVIDENTE A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE INTENCIONEM IDEALIZAÇÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA QUE HAJA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, COMO MEIO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO REGULAR CONJUNTAMENTE A ANÁLISE DE COMO ESTÁ SE SEGUINDO O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO QUANTO À UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO BASEADO NO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE”. É PERCEPTÍVEL QUE AS DIFICULDADES DESTES ALUNOS CONCENTRAM-SE PRINCIPALMENTE NA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS VISUAIS E NO FATO DE QUE O MÉTODO CONVENCIONAL UTILIZADO PELOS PROFESSORES NÃO É CONSIDERADO EFICAZ NA CONJUNTURA ATUAL. O ALUNO BENEFICIÁRIO DOS MATERIAIS AFIRMA QUE SENTE NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E INDIVIDUAL EM DECORRÊNCIA DO FATO DE NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE ACESSO A UM SISTEMA QUE LHE BENEFICIASSE. PARA A EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO, O ALUNO UTILIZOU NÃO SÓ DO SISTEMA “FEELIPA-COLOR CODE” COMO TAMBÉM TEVE A PRESENÇA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE DERAM SUPORTE TANTO AO ALUNO QUANTO AO PROFESSOR, FATOR ESSENCIAL PARA UMA INCLUSÃO EDUCACIONAL EFETIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.