O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIRP) TEM COMO PRINCIPAL FINALIDADE INCITAR O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁXIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE OS RESIDENTES DO REFERIDO PROGRAMA, CONHEÇAM AS INÚMERAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA QUE NO EXERCÍCIO DE SUA FORMAÇÃO INICIAL, POSSAM DE MANEIRA CRÍTICA NÃO APENAS CONHECE-LAS, MAS COADUNADOS COM ESSE CONHECIMENTO SE RECONHECER PROFESSORES DE FATO. DESTA FORMA ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, EXPOR AS IMPRESSÕES DE BOLSISTA ACERCA DO USO DE UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZADO, A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, DECORRENTE DE UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIAS REALIZADA EM UMA TURMA DO 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA, NA CIDADE DE ITAPIPOCA, NO ESTADO DO CEARÁ. CONSTRUIR MAPAS CONCEITUAIS PERMITE AOS ESTUDANTES, INDEPENDENTES DO NÍVEL DE ENSINO POSSAM COMPREENDER O USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS DISCIPLINAS PARA QUE SE CONFIGURE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESSA ESTRATÉGIA UTILIZADA EM NOSSO PROJETO NOS MOSTROU OUTRA FORMA DE VIVENCIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. E QUE, AO UTILIZARMOS OS MAPAS CONCEITUAIS OU OUTRAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM INTENÇÃO DE COMPREENDER CONCEITOS E CONSTRUIR CONHECIMENTO, PODEMOS TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA, REVELA A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS E FACILITAR A APRENDIZAGEM.