Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS CRIATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, PIRP Comunicação Oral (CO) AT 06: Ciências Biológicas
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57812
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 270
    "titulo" => "O USO DE MAPAS CONCEITUAIS CRIATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA:  UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIRP) TEM COMO PRINCIPAL FINALIDADE INCITAR O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁXIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE OS RESIDENTES DO REFERIDO PROGRAMA, CONHEÇAM AS INÚMERAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA QUE NO EXERCÍCIO DE SUA FORMAÇÃO INICIAL, POSSAM DE MANEIRA CRÍTICA NÃO APENAS CONHECE-LAS, MAS COADUNADOS COM ESSE CONHECIMENTO SE RECONHECER PROFESSORES DE FATO. DESTA FORMA ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, EXPOR AS IMPRESSÕES DE BOLSISTA ACERCA DO USO DE UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZADO, A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, DECORRENTE DE UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIAS REALIZADA EM UMA TURMA DO 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA, NA CIDADE DE ITAPIPOCA, NO ESTADO DO CEARÁ. CONSTRUIR MAPAS CONCEITUAIS PERMITE AOS ESTUDANTES, INDEPENDENTES DO NÍVEL DE ENSINO POSSAM COMPREENDER O USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS DISCIPLINAS PARA QUE SE CONFIGURE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESSA ESTRATÉGIA UTILIZADA EM NOSSO PROJETO NOS MOSTROU OUTRA FORMA DE VIVENCIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. E QUE, AO UTILIZARMOS OS MAPAS CONCEITUAIS OU OUTRAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM INTENÇÃO DE COMPREENDER CONCEITOS E CONSTRUIR CONHECIMENTO, PODEMOS TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA, REVELA A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS E FACILITAR A APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, PIRP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA80_ID270_23082019122528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MOURA"
    "autor_email" => "leticia.moura@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57812
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 270
    "titulo" => "O USO DE MAPAS CONCEITUAIS CRIATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA:  UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIRP) TEM COMO PRINCIPAL FINALIDADE INCITAR O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁXIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE OS RESIDENTES DO REFERIDO PROGRAMA, CONHEÇAM AS INÚMERAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA QUE NO EXERCÍCIO DE SUA FORMAÇÃO INICIAL, POSSAM DE MANEIRA CRÍTICA NÃO APENAS CONHECE-LAS, MAS COADUNADOS COM ESSE CONHECIMENTO SE RECONHECER PROFESSORES DE FATO. DESTA FORMA ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, EXPOR AS IMPRESSÕES DE BOLSISTA ACERCA DO USO DE UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZADO, A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, DECORRENTE DE UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIAS REALIZADA EM UMA TURMA DO 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA, NA CIDADE DE ITAPIPOCA, NO ESTADO DO CEARÁ. CONSTRUIR MAPAS CONCEITUAIS PERMITE AOS ESTUDANTES, INDEPENDENTES DO NÍVEL DE ENSINO POSSAM COMPREENDER O USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS DISCIPLINAS PARA QUE SE CONFIGURE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESSA ESTRATÉGIA UTILIZADA EM NOSSO PROJETO NOS MOSTROU OUTRA FORMA DE VIVENCIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. E QUE, AO UTILIZARMOS OS MAPAS CONCEITUAIS OU OUTRAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM INTENÇÃO DE COMPREENDER CONCEITOS E CONSTRUIR CONHECIMENTO, PODEMOS TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA, REVELA A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS E FACILITAR A APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, PIRP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA80_ID270_23082019122528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MOURA"
    "autor_email" => "leticia.moura@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIRP) TEM COMO PRINCIPAL FINALIDADE INCITAR O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁXIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE OS RESIDENTES DO REFERIDO PROGRAMA, CONHEÇAM AS INÚMERAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA QUE NO EXERCÍCIO DE SUA FORMAÇÃO INICIAL, POSSAM DE MANEIRA CRÍTICA NÃO APENAS CONHECE-LAS, MAS COADUNADOS COM ESSE CONHECIMENTO SE RECONHECER PROFESSORES DE FATO. DESTA FORMA ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, EXPOR AS IMPRESSÕES DE BOLSISTA ACERCA DO USO DE UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZADO, A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, DECORRENTE DE UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIAS REALIZADA EM UMA TURMA DO 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA, NA CIDADE DE ITAPIPOCA, NO ESTADO DO CEARÁ. CONSTRUIR MAPAS CONCEITUAIS PERMITE AOS ESTUDANTES, INDEPENDENTES DO NÍVEL DE ENSINO POSSAM COMPREENDER O USO DESTA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS DISCIPLINAS PARA QUE SE CONFIGURE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESSA ESTRATÉGIA UTILIZADA EM NOSSO PROJETO NOS MOSTROU OUTRA FORMA DE VIVENCIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. E QUE, AO UTILIZARMOS OS MAPAS CONCEITUAIS OU OUTRAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM INTENÇÃO DE COMPREENDER CONCEITOS E CONSTRUIR CONHECIMENTO, PODEMOS TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA, REVELA A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS E FACILITAR A APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.