ESTE ARTIGO APRESENTA UMA DAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS REALIZADAS PELO PROJETO DE PESQUISA DESENHO DE CAIXA REALIZADA NO MÊS DE JULHO NO CAMPUS PATOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). O PROJETO TEM COMO PROPOSTA A UTILIZAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESENHO TÉCNICO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DELES COMO AGENTES DA ATIVIDADE EDUCACIONAL. OS PEQUENOS MODELOS DESENVOLVIDOS PELA PESQUISA FORAM UTILIZADOS AO LONGO DA DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO E DESENHO BÁSICO E TÉCNICO, NO INTUITO DE DIMINUIR AS DIFICULDADES DOS DISCENTES E PERMITIR O AGUÇAMENTO DA VISÃO E PERCEPÇÃO ESPACIAL, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE COM A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, ATRAVÉS DA MATERIALIZAÇÃO DOS OBJETOS, TORNANDO CONCRETA UMA REALIDADE QUE ERA APENAS VIRTUAL. NA EXPERIÊNCIA, OS ESTUDANTES REALIZARAM UM EXERCÍCIO NO QUAL SE PODIA COMPARAR O EMPREGO DO MÉTODO E A UTILIZAÇÃO DE PERSPECTIVAS PARA GERAÇÃO DAS VISTAS ORTOGRÁFICAS, AO FINAL FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA REGISTRO DAS IMPRESSÕES.