O ENSINO DE QUÍMICA É MAJORITARIAMENTE COMPOSTO POR ELEMENTOS DE CARACTERÍSTICA ÁUDIO-VISUAL. ENTRETANTO, NEM TODAS AS CLASSES ESTUDANTIS SÃO ASSISTIDAS NESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE UMA PARCELA DA POPULAÇÃO APRESENTA ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, SEJA ELA FÍSICA OU INTELECTUAL. EM VIRTUDE DESSA PROBLEMÁTICA, É NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS PARA EXECUTAR DE MANEIRA EFETIVA O ENSINO DESSES ESTUDANTES DEFICIENTES. ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA NA CRIAÇÃO DE UM RECURSO AUDIOVISUAL NO ENSINO DA TEORIA ATÔMICA DE JOHN DALTON PARA ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS. O RECURSO SE TRATA DE VÍDEO-AULAS MINISTRADAS POR UM INTÉRPRETE DE LIBRAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS EM UMA PLATAFORMA DIGITAL ACESSÍVEL E CONTEMPLAM TAMBÉM OS ESTUDANTES NORMOAUDITIVOS, UMA VEZ QUE APRESENTAM TAMBÉM A TRADUÇÃO DOS SINAIS EM ÁUDIO. A APLICAÇÃO DELE FOI FEITA COM ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (CAMPUS JOÃO PESSOA) EM HORÁRIOS COMPLEMENTARES À AULA. NOTOU-SE A EVOLUÇÃO QUALITATIVA NO ENSINO DELES, POSTO QUE A HOUVE UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO.