A PRESENTE PESQUISA BUSCA IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA PIBID EDITAIS CAPES (07/2018) E CAPES (061/2013) NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS FUTUROS DOCENTES DOS CURSOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS – FAFIDAM. O PROJETO TEM O PAPEL DE INSERIR OS LICENCIANDOS NO AMBIENTE ESCOLAR VIVENCIANDO A ATIVIDADE DOCENTE EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES, PASSANDO A TRABALHAR TEORIA E PRÁTICA FRENTE A REALIDADE VIVENCIADA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO. O ESTUDO TEVE COMO METODOLOGIA A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTO COM SEIS QUESTÕES SUBJETIVAS QUE OBJETIVAM VERIFICAR A OPINIÃO DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO PIBID EM SUA FORMAÇÃO. DE ACORDO COM OS ENTREVISTADOS, O PROGRAMA É DE SUMA RELEVÂNCIA PARA QUE POSSAM DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ENQUANTO FUTUROS EDUCADORES. OS MESMOS ACREDITAM QUE SERIA IMPRESCINDÍVEL QUE SEUS PARES PUDESSEM VIVENCIAR ESSA EXPERIÊNCIA. ASSIM, CONCLUI-SE QUE OS ESTUDANTES QUESTIONADOS ENTENDEM QUE SERIA RELEVANTE SE O NÚMERO DE BOLSAS FOSSE AMPLIADA E QUE OUTROS ESTUDANTES TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO PIBID.