VEICULADO EM FORMA DE NOVELA NA REVISTA “SENHOR”, EM 1959, O TEXTO APRESENTAVA 12 CAPÍTULOS, QUE FORAM SUFICIENTES PARA UMA SIGNIFICATIVA REPERCUSSÃO. O TEMPO A TRANSFORMA EM LIVRO, PEÇAS TEATRAIS, FILMES E TEMA DE DEBATE NAS UNIVERSIDADES. TRATA-SE DA NOVELA A MORTE E MORTE DE QUINCAS BERRO D’ÁGUA, DE JORGE AMADO, OBRA QUE, ANTES DE TUDO, É UMA CRÍTICA CONTUMAZ AOS COMPORTAMENTOS DAS CLASSES DOMINANTES. O PRESENTE ESTUDO FAZ PARTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, E TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM O DEBATE PROPOSTO NESTE EVENTO, APRESENTANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE ANALISAR O ESPAÇO GEOGRÁFICO, A PARTIR DE UM OUTRO LUGAR, DIFERENTE DA APRESENTAÇÃO DE DADOS. O LUGAR DO CONVITE A REFLEXÃO, DA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA POSSIBILIDADE DE LEVAR NOVAS DISCUSSÕES E PERSPECTIVAS DE PENSAR A COMUNIDADE, COM DESTAQUE A ESCOLA QUE TRABALHO, COMO COORDENADORA PEDAGÓGICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. O TRABALHO ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO E SERÁ APRESENTADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS, NA LINHA DE PESQUISA QUE ESTUDA AS QUESTÕES RELACIONADAS A LEITURA, LITERATURA E IDENTIDADE, PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB. A PARTIR DE INTERLOCUÇÕES ENTRE DUAS IMPORTANTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, A GEOGRAFIA E LITERATURA, PROPÕE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, INSTRUMENTOS FORMATIVOS, POTENCIALIZADORES DE APRENDIZAGENS, PARA ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CAPAZES DE APRESENTAR ELEMENTOS DA CIDADE E FENÔMENOS SOCIAIS, A PARTIR DE UMA OBRA LITERÁRIA NARRADA COM A DESTREZA E CRIATIVIDADE DE JORGE AMADO.